EXPANSÃO

Campinas pode ter voos diretos de Viracopos para os Estados Unidos

Por Thiago Rovêdo | Especial para Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Elio Sales/Secretaria de Aviação Civil da Presidência
Novos voos podem elevar a expansão do aeroporto, que já tem registrado repetidos recordes de passageiros
Novos voos podem elevar a expansão do aeroporto, que já tem registrado repetidos recordes de passageiros

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, voltou a negociar novos destinos internacionais partindo da cidade. Com isso, o aeródromo pode passar a ter voos diretos para Nova York, nos Estados Unidos, no entanto, ainda não há uma previsão de quando as negociações serão fechadas.

Caso saia do papel, a medida deve elevar a importância de Viracopos no cenário aeroportuário nacional, além de promover novos recordes de passageiros. Em agosto, 108,2 mil pessoas passaram pelo terminal.

Nova York está na rota da Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária responsável pelo aeroporto, desde 2019, porém no começo de 2020 a pandemia de covid-19 travou as negociações com as empresas aéreas. Apesar de ser histórico para Campinas, as conversas ainda estão no início e não há um prazo pela definição.

Além de Nova York, outras rotas que podem ser anunciadas em breve envolvem cidades da América do Norte, América Central e Europa. A Aeroportos Brasil Viracopos também está com expectativas de retomar voos na América do Sul que foram fechados após a pandemia.

A Aeroportos Brasil Viracopos foi procurada para comentar o fato de forma oficial, mas informou que estas conversas têm cláusula de sigilos e a divulgação para a imprensa pode atrapalhar a negociação.

Atualmente, Viracopos possui voos diários de chegada e partida para Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR) e Paris (FRA). A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos está negociando a implantação de novas rotas internacionais, tanto de passageiros quanto de cargas.

Recorde
O Aeroporto Internacional de Viracopos registrou em agosto o melhor movimento de passageiros em voos internacionais no ano, com 108.228 mil passageiros embarcando ou desembarcando pelo terminal internacional. Isso representa um aumento de 39,79% em comparação com o mesmo mês de 2022.

O recorde anterior em viagens para o exterior neste ano havia sido registrado em julho, com 106.994 passageiros, seguido por junho, com 102.131. Considerando o acumulado do ano do movimento internacional, a soma dos oito primeiros meses do ano teve um aumento de 71,97% em relação ao mesmo período do ano passado.

Foram 731.981 embarques e desembarques internacionais de janeiro a agosto em comparação a 425.645 do mesmo período de 2022. Em 2019, ano anterior ao início da pandemia de COVID-19, Viracopos registrou 640.031 passageiros de janeiro a agosto.

Comentários

Comentários