SINTOMAS

'Tive erupções, febre e me sentia muito fraco', conta bartender da Feijoada do Rosa

Por Higor Goulart | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo pessoal
Lucas Eduardo ainda apresenta erupções nas pernas
Lucas Eduardo ainda apresenta erupções nas pernas

Quase 4 mil pessoas, entre público e profissionais, estiveram na Feijoada do Rosa, na Fazenda Santa Margarida, em Campinas. Dos frequentadores, três morreram por febre maculosa e a morte de adolescente, que também esteve no evento, ainda é tida como suspeita, enquanto que outros apresentaram fortes sintomas. O local, então, foi pela Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) e ficará fechado por um mês. 

Localizada no Distrito de Joaquim Egídio - área de risco para a doença -, a fazenda não contava com qualquer sinalização do perigo. É o que afirma o bartender Lucas Eduardo Silva. Natural de Santa Isabel, a 129 quilômetros de Campinas, ele veio ao evento a trabalho. 

O profissional relembra que parte do estacionamento estava com mato alto, sem placas da possível presença do carrapato-estrela. “Eu não posso falar pelo estacionamento todo, mas, pelo menos onde estacionamos, tivemos o azar de ficarmos num mato muito alto”. 

Foram nove horas de evento, com Lucas e sua equipe servindo drinks ao público. No dia seguinte, o susto: várias erupções no corpo todo. “Apresentei, também, uma coceira inexplicável, mas pensei que era picada de pulga ou de outro inseto”. 

“Ao decorrer da semana, tive febre, me sentia muito fraco, com cansaço e diarréia. Mas, por conta do péssimo hábito de não ir ao médico, fiquei em casa. Realmente, não dei muita bola”, completou o bartender. 

Com as medicações, os sintomas passaram. As erupções, no entanto, seguem nas pernas de Lucas. Ele somente desconfiou da possibilidade de febre maculosa nesta semana, com as notícias das vítimas fatais da doença. 

“Todos achamos que era picada de pulga, porque tinha um galinheiro próximo ao local da van e só depois de 17 dias que fiquei preocupado. Só assim pensei na possibilidade de ser febre maculosa”, disse. 

Tanto Lucas, como os integrantes da sua equipe, agendaram um teste para terem certeza de que foram infectados com a febre. 

Feijoada do Rosa
A Feijoada do Rosa realizou a sua 22ª edição no dia 27 de maio. De acordo com a organização, há dez anos o evento acontece na Fazenda Santa Margarida, “conhecido e consagrado espaço de grandes celebrações há décadas”, destacou a festa, em nota. 

Na atual edição, o evento atraiu cerca de 3,5 mil pessoas e contou com apresentações de diversos músicos. 

Ainda em nota, a Feijoada do Rosa disse que “Até o momento, não se pode descartar que as contaminações tenham eventualmente ocorrido durante essa frequência na Fazenda Santa Margarida, mesmo porque a Vigilância Sanitária local veio à público reforçar que a cidade de Campinas ganha especial expressão como foco da referida doença”. 

“Reiteramos nossos profundos sentimentos, permanecendo a organização do evento à disposição das autoridades para qualquer esclarecimento adicional que se mostre necessário”, finalizou. 

Fazenda Santa Margarida
Local da festa, a Fazenda Santa Margarida recebe, frequentemente, grandes eventos. Além da Feijoada do Rosa, apresentações de Ivete Sangalo e Seu Jorge aconteceram, recentemente. 

Para o dia 21 de julho, um grande show do sertanejo Gusttavo Lima está sendo divulgado nas redes sociais da fazenda. 

Por conta dos casos, no entanto, o Devisa realizou ações de monitoramento no local e reforçou a necessidade de avisos sobre os riscos da região. Para adotar as medidas, a fazenda informou que seguirá fechada por 30 dias. 

“O Departamento de Vigilância em Saúde esteve em nossas dependências para apresentar novas medidas e orientações. A Fazenda está trabalhando num plano de ação que deverá apresentar aos órgãos competentes ainda essa semana”, informou a fazenda, em nota. 

“Ressaltamos que toda a documentação da Fazenda está em conformidade e regularidade com os órgãos competentes e às exigências legais, incluindo a Prefeitura Municipal de Campinas. e por este motivo os eventos agendados permanecem inalterados. É importante destacar novamente que, nos últimos anos, nunca houve qualquer caso semelhante a este”, finalizou.

Comentários

Comentários