SEM ILUMINAÇÃO

Escuridão na Francisco Glicério preocupa comerciantes: ‘Todo dia alguém é ameaçado'

Os comerciantes relatam que está virando comum a cena de alguém ser assaltado na avenida, sem contar os casos de crime contra o pudor.

Por Henrick Borba | 04/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi Campinas

Henrick Borba/Sampi Campinas

No local, as luzes dos postes não estão acessas; a única iluminação é a dos comércios
No local, as luzes dos postes não estão acessas; a única iluminação é a dos comércios

Durante o dia, a luz do sol ilumina o caminho de quem está caminhando pela avenida Francisco Glicério, em Campinas. Entretanto, a situação não é tranquila durante a noite. Aliás, muitas vezes é perigosa.

Por volta das 19h, quando o sol já se pôs e a noite começa a tomar conta, a situação na avenida, na altura do Largo do Pará, fica extremamente complicada para quem está transitando. Uma avenida sem iluminação em muitos pontos, facilitando a vida dos assaltantes.

Diversas pessoas relatam que, diariamente, são ameaçadas por moradores de rua e por assaltantes na região.

Antes de chegar na Largo do Pará, o único ponto com alta iluminação é de uma “Oxxo”, que ilumina a frente da loja e alguns estabelecimentos ao lado.

Ricardo Belluomini é hoteleiro e tem um estacionamento desde 1969 na avenida. Ele conta que nunca passou por uma situação como essa. “A gente fica decepcionado com a Prefeitura, não só com a iluminação, mas também com o vandalismo. São muitos anos aqui, com as pessoas roubando iluminação de loja, toldos e acidentes de carro”, disse Ricardo.

“Sem contar que tem muitos moradores de rua, todo dia é alguém sendo ameaçado com faca e arma. Um exemplo do vandalismo foi a invasão aqui na Padaria Nico, durante a Copa do Mundo. Eu estava aqui no dia e vi o pessoal entrando e roubando”, completa.

Daniel Júnior, de 47 anos, tem um comércio próximo ao Largo do Pará e comenta o descaso da Prefeitura com a avenida. “Já está assim faz muito tempo, no ano passado caíram alguns postes e não repuseram. Para a gente, que é comerciante, é muito ruim porque não tem luz, então perde cliente. E, na hora de fechar a loja, está muito escuro, fica perigoso”, disse.

“A Glicério aqui em cima já é ponto que está distante do miolo do Centro, então fica muito perigoso e os moradores de rua aproveitam da situação para gerar esse clima”, completa Daniel.

Segundo os comerciantes, muitas pessoas acabam se aproveitando da falta de iluminação para cometer crimes ou atos contra o pudor, como urinar e defecar em frente às lojas, algo que tem sido recorrente.

Outro ponto citado é a última revitalização do Centro de Campinas, do qual a avenida Francisco Glicério faz parte. “Está faltando água e nunca faltava, falta iluminação e agora colocaram essas de LED que praticamente não iluminam”, disse Ricardo.

A Companhia Paulista de Luz e Força afirmou em nota que os postes de iluminação do Centro de Campinas fazem parte de um sistema de iluminação ornamental, que é responsabilidade da Prefeitura.

A administração municipal informou que a Secretaria de Serviços Público irá verificar as ocorrências no local e tomar as providências. Também foi informado que a cidade irá receber um novo sistema de iluminação pública, com uma maior modernização e intensidade de luz.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.