ALERTA

Morcego encontrado no Parque Portugal, em Valinhos, estava com raiva

Por Redação | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Valinhos/Divulgação
Vacinação de cães e gatos é essencial para não transmissão da doença
Vacinação de cães e gatos é essencial para não transmissão da doença

A prefeitura de Valinhos divulgou nesta quarta-feira, 25, que um morcego encontrado morto no Parque Portugal no início do mês estava contaminado com raiva. Por causa disso, ações de vacinação e combate à doença foram intensificadas na região. Um segundo animal foi localizado durante o dia, e foi encaminhado para exames.

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses da administração fez um levantamento do entorno do local onde o animal foi encontrado e fez um trabalho de orientação aos moradores, individualmente, em cada residência, numa área de aproximadamente 500 metros.

Os tutores de cães e gatos foram orientados a levar os animais para a vacinação contra a raiva no Centro de Controle de Zoonoses, que fica na rua Luiz Bissoto, número 555, no Bom Retiro.

"É muito importante que as pessoas levem os animais para vacinar, uma vez que foi detectado esse morcego com resultado positivo de raiva e hoje recolhemos outro morcego caído durante o dia na mesma região e vamos enviar para diagnóstico", explica o secretário de Saúde, Marcelo Cosentini.

O procedimento é realizado por agendamento através dos números 3829-1252 ou 3849-6560.

A raiva é uma doença dos animais mamíferos que pode ocorrer nos homens. É causada por vírus, sendo mortal tanto para os homens quanto para os animais. A transmissão da doença ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado entra no organismo, através da pele ou de mucosas, seja por mordida ou qualquer tipo de contato.

Desde 2018, o governo de São Paulo adotou um novo modelo de vacinação contra a raiva em cães e gatos.

O método antigo, de postos volantes que ficavam nos bairros, não é mais aplicado, mas Valinhos tem um posto fixo de vacinação o ano todo, que fica no Centro de Controle de Zoonoses.

"Ressaltamos que, sempre que encontrar um morcego caído em sua residência ou imóvel, ligue para o Centro de zoonoses para que possamos enviá-lo para análise quanto a raiva", orienta o secretário de Saúde.

Comentários

Comentários