AMIGÃO

De vira-latas a estrelas de posto, Matuê e MC Poze são os novos 'caramelos do pedaço'

Por Thauany Barbosa | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo pessoal
Matuê e MC Poze são os novos mascotes do posto do Jardim Campos Elíseos, em Campinas
Matuê e MC Poze são os novos mascotes do posto do Jardim Campos Elíseos, em Campinas

Já imaginou se, de uma hora para outra, todo cliente que fosse abastecer em um posto de combustível começasse a ser recebido por um cachorrinho com crachá de funcionário? Com certeza, a primeira reação não seria nada comum.

Só que no Posto Ipiranga do Jardim Campos Elíseos, em Campinas, essa situação é a mais comum possível entre os frequentadores do estabelecimento. E acredite, há ainda quem queira adotá-los.

Nesse novo modelo de abastecimento, as "estrelas" que recebem os motoristas são o Matuê e o MC Poze, vira-latas caramelos de grande porte que, desde 2021, se tornaram os mais novos "frentistas do pedaço".

Como se já não bastasse a festa feita pelos novos contratos, Matuê e MC Poze têm uniformes, crachás de identificação e cumprem todo horário de expediente que se resume a dormir, correr e se divertir com os visitantes.

Em troca, são recompensados com carinho, petiscos e patrocínios. Mas se engana quem pensa que sempre foi assim.

Como chegaram ao posto?
Desde o ano passado, o posto já tinha um cachorro chamado Jordan, como explica Giovanni Beringuello Fernandes, diretor de Marketing da Rede de Postos Castelo.

“A gente sempre alimentou os cachorros, desde que eu me conheço por gente, o posto faz isso. Só que alguns ficam e outros vão embora”.

Jordan, vira-lata de porte médio e da cor preta, foi um dos que escolheu ficar. A rotina diferente de Matuê e MC Poze era apenas fazer companhia aos frentistas durante o expediente.

Por ser tranquilo, costumava dormir pelo posto. Foi em um desses dias que Jordan foi atropelado por um motorista que entrou em alta velocidade para abastecer e acabou não resistindo. Desde esse dia, o posto não via, com frequência, um 'bichinho de quatro patas" transitando entre os frentistas.

“O cara atropelou e foi embora. O Jordan teve a costela quebrada e o fígado perfurado. Acabou dando hemorragia e ele não aguentou”, relembra Giovanni

Nesse meio tempo, mais precisamente no dia 7 de março de 2021, um outro cachorro também escolheu ficar. Em meio a tantos possíveis abrigos, o posto na esquina da rua Mogi Mirim foi chamado de lar. Essa era a vez de dois "caramelos". Que mais tarde receberam o nome Matuê e MC Poze, menção a dois cantores famosos.

No começo, a ideia não era ficar com o MC Poze, que chegou sete meses depois de Matuê. O posto passou então a usar as redes sociais - Instagram - para promover campanhas de adoção e o mais novo morador encontrasse um lar. A campanha se sustentou até três meses, mas como ninguém apareceu, o próprio Giovanni decidiu adotá-lo.

De vira-latas a estrelas de posto, como isso?
Os vídeos que foram divulgados nas redes sociais durante a campanha de adoção viralizaram na rede social e, em pouco tempo, a página atingiu mais de 67 mil seguidores. Mas quem pensa que a rotina é apenas comida e um lar está mais uma vez enganado.

Hoje, Matuê e MC Poze, além de mascotes do posto, são marcas registradas do bairro. “Todos que passam por aqui conhecem eles", comenta o dono.

A fama se espalhou tanto que os novos "caramelos" têm passe livre pelas casas dos bairros, segundo Giovanni. Ele consegue monitorar os animais pelas marcações nas redes sociais. “Teve um dia que eles estavam na casa de uma moça... Matuê e MC Poze são a minha vida.”

Comentários

Comentários