As obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tamoio seguem em ritmo acelerado e já começam a transformar a realidade da região para os moradores que dependem diariamente dos serviços oferecidos pela unidade. Com investimento superior a R$ 6,5 milhões, o projeto tem entrega prevista para o segundo semestre de 2026.
Para o prefeito Gustavo Martinelli, a obra representa um avanço importante na qualificação da saúde pública do município. “Estamos investindo para ampliar a capacidade de atendimento e oferecer mais dignidade, conforto e qualidade nos serviços de saúde. Essa obra é fruto de planejamento e compromisso com quem mais precisa, sem interromper o atendimento à população”, destacou.
LEIA MAIS:
A unidade terá 122% de ampliação da área física, o que permitirá dobrar a capacidade de atendimento. De 507,53 m², o prédio passará a contar com 1.128 m² de área construída, com 16 consultórios, sendo três odontológicos e um de reabilitação. A UBS terá ainda sala de vacina e farmácia ampliadas, além de salas de medicação, curativos, multiuso e para atividades coletivas, espaço de emergência e observação e uma área específica para orientação à amamentação, novidade no equipamento. Outra mudança significativa será na recepção, que substituirá o atendimento em balcão por cadeiras, garantindo mais conforto e acessibilidade aos usuários.
“Atualmente, a obra se encontra na fase de construção da alvenaria. Para além da ampliação da estrutura física, essa entrega representa melhoria dos serviços, acolhimento e respeito à comunidade atendida pela unidade”, explica a gerente de projetos da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, Grazziela Brandt.

Durante a execução dos trabalhos, os atendimentos seguem funcionando normalmente na UBS, que existe desde 2010. Com a ampliação, será possível atender adequadamente a demanda do equipamento, que atualmente conta com mais de 28 mil usuários cadastrados e recebe cerca de 600 pessoas por dia.
“A ampliação vai proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos pacientes, que são 100% dependentes do SUS e precisam dos serviços da unidade continuamente”, acrescenta a gerente da UBS Tamoio, Larissa Zanotto Costardi.
A secretária municipal de Promoção da Saúde, Márcia Facci, também destaca o impacto do projeto. “Este é um equipamento fundamental para a região leste do município. Com planejamento e cuidado, estamos expandindo os serviços de saúde de forma integral, universal, equânime e descentralizada, conforme os princípios do SUS”, afirmou.
