De virada! Na noite desta quarta-feira (10), o Zopone/Unimed/Bauru Basket/Parmalat Fit reverteu uma desvantagem que chegou a 23 pontos e venceu o Corinthians pelo placar de 94 x 84. O duelo ocorreu no ginásio Panela de Pressão, válido por mais uma rodada do NBB Caixa.
Assim como nas partidas anteriores, o Dragão viu o adversário controlar o ritmo nos minutos iniciais. Forçando erros bauruenses, os visitantes fecharam a primeira parcial em 36 x 23. No segundo período, o jogo ficou mais equilibrado, mas ainda melhor para os corintianos, que mantiveram o padrão e foram para o intervalo vencendo por 56 x 41.
Virada de chave
A virada começou a se desenhar na volta do vestiário. Com mudança da postura defensiva, o Bauru reduziu a diferença para um dígito. E, embalado pela torcida, o Dragão tomou o controle da partida no último período e confirmou a vitória na reta final.
O técnico Paulo Jaú destacou que a diferença de atitude determinante: “Nosso DNA sempre foi defender forte, ser agressivo, contestar, correr. Se ficamos passivos, só corremos atrás do adversário. Hoje o desconforto subiu a ladeira. Deu certo, conseguimos nos recuperar, mas não será sempre assim se não entrarmos com esse nível de entrega desde o início.”
Números
A vitória foi construída por um trio decisivo: o armador Dontrell Brite (18 pontos e oito assistências), o ala Santiago Materan (24 pontos) e o pivô Andrezão (24 pontos e 12 rebotes). Pelo Corinthians, destaque para os alas norte-americanos: Davaunta Thomas anotou 24 pontos, enquanto Elijah Clark marcou 22.
Jaú também comentou sobre a versatilidade apresentada por sua equipe. “O Alex e o Brite chamam atenção, mas como diz o ditado: uma andorinha sozinha não faz verão. O André, o Gustavo, o Pedro... todos agregaram hoje. E agora temos mais uma peça importante: o Materan. Ele está aqui há um mês, mas só agora teve uma semana cheia de treino. É perigoso na bola de três e ajuda muito. Pensamos sempre na coletividade. É assim que vamos montar nosso jogo.”
Fim do jejum
O resultado positivo encerra a sequência de quatro derrotas do Bauru, que sobe uma posição e assume a 12ª colocação, agora com seis vitórias e oito derrotas. O Corinthians permanece em sétimo, com oito vitórias e quatro derrotas, e sofre seu segundo revés consecutivo.
Sem tempo para celebrar, o Dragão volta à quadra na sexta-feira (12). Às 19h30, recebe o Mogi, novamente no ginásio Panela de Pressão.