OPINIÃO

Suéllen descarta candidatura a deputada federal

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min

CANDIDATURA DESCARTADA
A prefeita Suéllen Rosim (PSD) não será candidata a deputada federal no ano que vem. Foi o que ela afirmou nesta sexta (31) de manhã, no programa Café com Política (JC/JCNET + 96FM). Suéllen disse que ama Bauru e que seu compromisso é com os projetos e programas que estão em andamento e com as entregas que virão. Ela confirma a pré-candidatura da mãe, Lúcia Rosim (secretária de Assistência Social), a deputada federal.

CONCESSÃO DA COLETA DE LIXO
Na maior parte do Café com Política, Suéllen respondeu a questionamentos sobre a concessão da coleta de lixo à iniciativa privada através de uma Parceria Público Privada (PPP). Serão concedidos os serviços de coleta tanto do lixo orgânico quanto do reciclável, além dos ecopontos. Os bauruenses pagarão uma tarifa pelo serviço a ser concessionado, que inclui a construção, em alguns anos, de uma usina de tratamento dos dejetos.

POR QUE NÃO MANTER?
Para justificar a medida, Suéllen cita o Novo Marco Legal do Saneamento Básico no País, que obriga as prefeituras a instituir a cobrança pelo serviço de coleta, mas não obriga a terceirização. Sobre o porquê de o serviço não continuar a cargo do poder público, mesmo com a cobrança da tarifa, a prefeita argumenta que diante dos problemas crônicos enfrentados pela Emdurb para fazer uma coleta bem feita, o melhor a se fazer é repassar o trabalho a uma empresa especializada.

CÂMARA, LICITAÇÃO E REAÇÕES
Suéllen e o governo trabalham com a expectativa de ver o processo de concessão do lixo concluído até o primeiro semestre de 2026. Nesta segunda, a Câmara Municipal receberá o Projeto de Lei que pede autorização para a concessão. A articulação será pela aprovação ainda neste ano. A licitação seria aberta no começo de 2026. Até lá, haverá resistência já anunciada dos coletores, vereadores de oposição e outros setores.

RAUL DISPUTA CÂMARA FEDERAL
O médico Raul Gonçalves de Paula, o Dr. Raul (Podemos), decidiu que vai disputar uma vaga de deputado federal nas próximas eleições, em 2026. Trata-se de uma eleição que, em tese, terá menos candidatos concorrendo por Bauru do que a deputado estadual. Para deputado estadual, o Podemos poderá lançar o vereador Junior Lokadora, que já anunciou sua disposição, e/ou o militante Ivo Leite.

GERALDO ALCKMIN
Devido ao horário de fechamento desta edição (12h de sexta), não conseguimos veicular a matéria da visita do vice-presidente da República Geraldo Alckmin, que está no JCNET.

Comentários

Comentários