Moradores do Núcleo Habitacional Mary Dota, em Bauru, se uniram para transformar uma praça pública em um espaço agradável e cheio de vida. A área, localizada em frente à Paróquia Santa Edviges, foi revitalizada com o empenho e o investimento próprio do casal Patrícia Regina Martins Falcão e João Carlos Falcão, residentes do bairro há 30 anos.
A iniciativa começou em meados de novembro de 2024, afirma Patrícia. De acordo com ela, antigamente a praça era apenas um terreno. Mesmo as árvores, segundo o relato, teriam sido plantadas pelos próprios moradores do bairro. "Eu e meu marido sempre tivemos o desejo de tornar aqui um lugar mais bonito”, conta.
A moradora explica que a Prefeitura de Bauru ajudou com o aterramento do espaço. “Quando começamos a revitalizar, solicitamos grama para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), mas não deu certo. Então, resolvemos nós mesmos comprar. Começamos a decorar, colocar flores e pedras. Meu filho também ajudou muito na plantação”, destaca.
O casal também construiu uma mureta para nivelar o terreno e segue realizando a manutenção do local. “Rastelamos todos os dias e aguamos a área sempre que possível. É uma sensação de dever cumprido e muito orgulho, porque tudo foi feito com zelo e dedicação”, enfatiza Patricia.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, um munícipe elogia o empenho dos moradores e o cuidado comunitário com a área, que se mantém limpa graças à conscientização da vizinhança. Dezenas de comentários celebram o destaque que o local tem recebido nos últimos dias.
Apesar dos avanços, ainda há desafios. A praça precisa de calçadas nos dois lados e de uma rampa de acessibilidade, explica Patrícia, que pretende buscar apoio municipal para as melhorias. “A minha motivação é manter a beleza. De noite, fica aceso, é lindo. Me sinto como uma cidadã que faz a diferença”, conclui.
O JC entrou em contato com a Prefeitura de Bauru e a Semma, mas ainda não obteve respostas até o momento de publicação desta matéria.