CONSCIENTIZAÇÃO

Com 8 mortes no trânsito em 2025, Pederneiras aposta na educação

Por Lilian Grasiela | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/redes sociais
Caminhada terá parada no monumento 'Eu Amo Pederneiras'
Caminhada terá parada no monumento 'Eu Amo Pederneiras'

Com objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito, que já resultaram em oito mortes na cidade apenas em 2025, a Prefeitura de Pederneiras (26 quilômetros de Bauru), em parceria com Câmara Municipal, lança a campanha "Trânsito Seguro, Responsabilidade de Todos". A iniciativa busca promover uma ampla conscientização entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de atitudes seguras e do respeito mútuo nas vias urbanas.

Ao longo das próximas semanas, a Secretaria de Segurança Pública realizará ciclo de palestras nas escolas municipais. O encerramento da campanha será marcado pela "Caminhada pela Vida - Por mais Segurança no Trânsito", que sairá do portal da cidade e percorrerá as avenidas Elizeu Álvarez Gomes e Brasil, com parada no monumento "Eu Amo Pederneiras".

De acordo com o Executivo, a urgência da campanha é justificada pelos números de acidentes no município. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, em 2023, Pederneiras teve sete acidentes com mortes. Em 2024, esse número subiu para 10 e, em 2025, até a última terça-feira (16), oito óbitos haviam ocorrido, a maior parte de pessoas do sexo masculino.

Os acidentes sem vítimas também são uma preocupação, com 179 ocorrências em 2023 e 165 em 2024. A campanha, que conta com o apoio das igrejas, Conselho Municipal de Pastores, Rotary Club, Lions Club e Maçonaria, contará com ações multifacetadas, com foco especial nos jovens que, conforme as estatísticas, representam as principais vítimas de acidentes.

"A segurança no trânsito é uma causa urgente e que depende de cada um de nós. Não podemos aceitar que vidas sejam perdidas por imprudência. Fico muito orgulhosa de ver a Câmara de Vereadores, as igrejas e os clubes de serviço unidos à prefeitura neste grande pacto pela vida", afirma a prefeita Ivana Maria Bertolini. "Esta campanha é um chamado à consciência, para que cada motorista, motociclista, ciclista e pedestre lembre que suas escolhas impactam a todos".

Comentários

Comentários