Enfim, ela deve voltar! A tão esperada chuva, aguardada pelos bauruenses e moradores da região, já tem data para ocorrer: na segunda (15) e na terça-feira (16), de acordo com a mais recente previsão do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet).
Segundo o instituto, que publicou a informação nesta quinta-feira (11) em seu site, a próxima semana começará com a chegada de uma frente fria, que provocará áreas de instabilidade a partir da tarde, com chuvas isoladas em algumas regiões paulistas, inclusive no Centro do Estado, onde Bauru está situada. Ainda não foi possível prever o volume.
Na terça-feira, esse sistema se deslocará pelo Estado, aumentando a condição de instabilidade, com novas áreas de precipitação e trovoadas isoladas.
No Litoral paulista, a chuva chega antes: a partir de sexta-feira (12) e permanece durante o fim de semana. De acordo com o IPMet, enquanto uma massa de ar seco atua em Bauru e região, na faixa litorânea de São Paulo há previsão de aumento da nebulosidade e de chuvas isoladas, ainda que fracas, devido à circulação dos ventos que transportam umidade do oceano para o continente.
Tempo seco
Conforme o JC/JCNET vem noticiando, o mês de agosto registrou apenas 2 milímetros de chuva acumulada — o menor volume dos últimos 12 anos, segundo o IPMet. O índice é 94% menor que a média histórica para o período. O órgão classificou o mês como “extremamente seco”, resultado da atuação de massas de ar que impediram a chegada de frentes frias ao interior do Estado.
A última vez que o município enfrentou um agosto tão seco foi em 2013, quando não houve registro de chuva. Desde então, o índice de 2025 é o mais baixo para o mês.
A baixa umidade do ar preocupa e pode chegar a 20%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que o índice permaneça entre 50% e 60%. Quando oscila entre 21% e 30%, a situação já é considerada de atenção.
Ontem, a Defesa Civil alertou os moradores via notificação de celular sobre a baixa umidade do ar.
Quanto choveu em Bauru neste ano
• Janeiro: 225,8 mm
• Fevereiro: 70,1 mm
• Março: 82,8 mm
• Abril: 65,5 mm
• Maio: 17,5 mm
• Junho: 118,4 mm
• Julho: 13,5 mm
• Agosto: 2,0 mm
Fonte: IPMet