PREVENIR ENCHENTES

Obras no córrego das Antas entram na reta final em Borebi

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
CBH-RL/Divulgação
Obras no córrego das Antas buscam prevenir enchentes
Obras no córrego das Antas buscam prevenir enchentes

Borebi - A obra de desassoreamento e redimensionamento do córrego das Antas, em Borebi (45 quilômetros de Bauru), está caminhando para a reta final. Financiada pelo Governo do Estado, através do programa Rios Vivos, da Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas), em parceria com a Prefeitura de Borebi, ela foi articulada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis (CBH-RL). O objetivo é atender as demandas de obras prioritárias de combate às enchentes e estiagens severas previstas no Plano de Gerenciamento de Águas (PGA), entregue ao Ministério Público (MP) para mitigar a ocorrência de novos eventos catastróficos.

O prefeito de Borebi e presidente do CBH-RL, Anderson Pinheiro de Góes (Chiquinho), declarou que essas obras irão contribuir com a revitalização ambiental do córrego das Antas e antecipou que outros projetos serão articulados, através do CBH-RL, visando garantir a segurança hídrica da bacia do rio Lençóis.

O secretário-executivo do órgão, professor e especialista em gestão de riscos e recursos hídricos Sidney Aguiar reforçou a importância dessa e de outras obras já concluídas e em planejamento para amenizar possíveis impactos negativos diante de grandes volumes de chuva e para manter reservas hídricas.

De acordo com o Comitê, em nove anos de gestão articulada da bacia do rio Lençóis pelo CBH-RL, já foram investidos mais de R$ 8 milhões em obras prioritárias de gestão de riscos com recursos do Governo do Estado, iniciativa privada e prefeituras municipais.

Comentários

Comentários