SEM PREVISÃO

Dois meses depois, muro do Cemitério da Saudade não foi refeito

Por Bruno Freitas | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Bruno Freitas
Tapumes estão no local que eram os muros da quadra 19 da Rodrigues Alves
Tapumes estão no local que eram os muros da quadra 19 da Rodrigues Alves

Ainda não foi reconstruída a parte do muro do Cemitério da Saudade que desabou na noite de 5 de junho, após não suportar a chuva e os ventos registrados na data, em Bauru. Dois meses depois, o espaço permanece cercado por tapumes instalados na altura da quadra 19 da avenida Rodrigues Alves, pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) que enviou a seguinte nota: "Na qualidade de administradora do Cemitério da Saudade, informa que está ciente da situação do muro do local. Esclarece ainda que a Secretaria Municipal de Infraestrutura, responsável pelo espaço,  já iniciou o levantamento técnico completo, pois constatou-se que não apenas o trecho afetado, mas também outras partes da estrutura apresentam comprometimento, exigindo uma intervenção mais ampla. Em virtude disso, será necessária a contratação de um projeto de engenharia específico, que contemple a reconstrução de todo o muro, de forma segura e adequada às normas técnicas vigentes. A execução da obra ocorrerá após a conclusão e aprovação desse projeto, garantindo assim uma solução definitiva e segura. A Emdurb, gestora das Necrópoles e Funerária Municipal reforça seu compromisso com a segurança, o respeito às famílias e a preservação do espaço público, e seguirá acompanhando todas as etapas junto à Secretaria responsável, mantendo a população informada sobre o andamento das providências".

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Infraestrutura, informa que o levantamento e a sondagem para recuperação completa do muro do Cemitério da Saudade já foram realizados. A próxima fase será a elaboração do projeto da obra para a publicação do edital de licitação.

Para frequentadores do cemitério, a situação deixa vulnerável o local, que já registrou vários casos de invasões e furtos. No dia do desabamento, equipes da Emdurb, responsável pela manutenção do cemitério, realizaram reparos emergenciais com o uso de uma minicarregadeira Bobcat. Na ocasião, a Emdurb informou que a parede seria totalmente reerguida. Como o Cemitério da Saudade foi inaugurado na década de 1910, seus muros datam do início do século passado.

Queda de muro foi na noite de 5 de junho (foto: Bruno Freitas/Arquivo JC)
Queda de muro foi na noite de 5 de junho (foto: Bruno Freitas/Arquivo JC)

Comentários

Comentários