Jaú - O Hospital Amaral Carvalho (HAC) de Jaú (47 quilômetros de Bauru) será homenageado pela Câmara dos Deputados durante uma sessão solene marcada para o dia 24 de setembro, em reconhecimento à sua contribuição extraordinária à saúde pública brasileira. A iniciativa parte de parlamentares de diferentes bancadas, reconhecendo o impacto social, clínico e humano da instituição para milhares de brasileiros.
Com certificação ONA 3, nível máximo de qualidade hospitalar no país, o hospital completa 110 anos de atuação em 2025. Referência nacional em oncologia e hematologia, ele é hoje o maior centro de transplante de medula óssea (TMO) na América Latina.
Desde 1996, já foram realizados na unidade mais de 4.300 transplantes, com média anual entre 200 e 250 procedimentos, atendendo pacientes com leucemias, linfomas, doenças raras do sangue e imunodeficiências severas.
Em 2024, 90,8% dos 81.805 pacientes atendidos pelo HAC foram encaminhados via Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital recebeu pacientes de 984 municípios brasileiros, de 25 estados e do Distrito Federal — um retrato da abrangência nacional do seu atendimento.
Além da excelência médica, o HAC também oferece acolhimento integral e gratuito em casas de apoio, servindo refeições diárias e garantindo hospedagem e suporte a pacientes e acompanhantes em situação de vulnerabilidade.