LUTO

Professor e ex-vereador Gino Crês morre em Bauru aos 88 anos

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Acervo pessoal
Várias gerações de bauruenses lembram com carinho do professor Gino Crês
Várias gerações de bauruenses lembram com carinho do professor Gino Crês

Morreu por volta das 15h deste sábado (9), aos 88 anos, o professor Gino Crês, ex-vereador nos anos 80. Ele estava internado desde a última quinta-feira no Hospital Estadual por conta de uma hemorragia. Educador notável, com forte ênfase na linguagem, leitura e expressão oral, suas aulas marcaram gerações em Bauru.

Na política, deixa como legado uma atuação alinhada com o compromisso social e formativo, em um tempo em que as atividades parlamentares eram autênticas e voltadas exclusivamente ao interesse público.

Gino Crês é sempre lembrado com carinho por ex-alunos de colégios tradicionais de Bauru — como o Colégio La Salle e o Instituto Ernesto Monte — nas décadas de 1970 e 1980. Era celebrado por seu ensino de gramática, expressão verbal e incentivo à leitura e jornal escolar. Ex-alunos mencionam que ele também lecionou Latim no Colégio São José, na década de 1950.

Sua metodologia incluía formar grupos de estudantes para produzir jornais impressos e falados, além de apresentações orais sobre clássicos da literatura brasileira, como Machado de Assis e José Lins do Rego.

Ele também foi vereador em Bauru, nos anos 1980, na legislatura que foi de 1983 a 1988. Mais recentemente, em 2023, a Câmara Municipal de Bauru concedeu a Gino Crês a Medalha "Sebastião Paiva”, proposta pelo vereador José Roberto Segalla.

“Meu pai cumpriu o dever dele. Ele sempre trabalhou e lutou pela família. Ele foi um exemplo de honestidade, de homem”, comentou o filho Adriano Joaquim Guedes Crês, delegado de polícia.

Além dele, também deixa a filha Gina Maria Guedes Crês (dentista) e os filhos Leonardo José Guedes Crês (contador) e Rodrigo Guedes Crês (funcionário público municipal), assim como a esposa Maria Teresa Crês e cinco netos.

A despedida está prevista para ter início às 19h, no Centro Velatório Terra Branca, na quadra 5 da rua Gerson França.

Comentários

Comentários