BAURU

Emdurb interdita Comendador sem avisar e trava trânsito na via

Por Bruno Freitas | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Douglas Willian
Carro e cones do GOT no trânsito caótico da Comendador
Carro e cones do GOT no trânsito caótico da Comendador

Uma ação “surpresa” da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdurb) interditou metade de uma das faixas da avenida Comendador José da Silva Martha, na Zona Sul, no sentido Praça Portugal-Recinto Mello de Moraes, causando grande lentidão no trânsito na manhã desta sexta-feira (8).

O bloqueio foi realizado pelo Grupo de Operações de Trânsito (GOT), vinculado à Emdurb, sem que houvesse comunicação prévia – a empresa municipal comunica diariamente as interdições programadas ao dia seguinte.

A interdição, alvo de queixas de vários motoristas ao JCNET, pegou condutores de surpresa. Não havia, afinal, acidente nem pintura de faixas na via. A reportagem questionou a Emdurb sobre o caso por volta das 8h30 desta sexta. Por volta de 11h, a empresa pública informou que houve ali uma "operação de livre conversão à esquerda".

"A Emdurb informa que, durante monitoramento realizado pelo Grupo de Operações de Trânsito (GOT), foi identificado um ponto crítico de congestionamento na rotatória localizada no cruzamento da Av. Comendador José da Silva Martha (sentido bairro-centro) com a Av. José Vicente Aiello (sentido bairro-centro), especialmente no horário das 7h30 às 8h15", afirma trecho da nota.

Segundo a Emdurb, "o travamento ocorre devido ao acúmulo de veículos provenientes da avenida José Vicente Aiello, que pretendem acessar a Av. Comendador José da Silva Martha no sentido centro-bairro". Ainda de acordo com a empresa pública, "esses veículos permanecem por longos períodos parados na rotatória, tanto em razão de uma parada obrigatória existente no local quanto pela limitação de espaço da rotatória, que comporta um número reduzido de veículos simultaneamente".

"Para mitigar o problema e melhorar a fluidez no trânsito das duas vias – principalmente no sentido bairro-centro, que concentra o maior volume de tráfego nesse período –, foi implementada uma operação de livre conversão à esquerda. Essa medida permite que os condutores que trafegam pela Av. José Vicente Aiello cruzem diretamente a Av. Com. José da Silva Martha, contribuindo para a redução do congestionamento que se forma em ambos os sentidos. A Emdurb segue acompanhando a situação e poderá realizar novos ajustes conforme necessário para garantir maior eficiência e segurança no trânsito local", finaliza nota.

Comentários

Comentários