OVALE CAST

‘Sabia que tinha perdido a perna’: João Henrique recorda acidente

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Sheila Thomaz e João Henrique durante o podcast Superação
Sheila Thomaz e João Henrique durante o podcast Superação

A consciência na tragédia.

O jovem João Henrique Thomaz Ferreira, filho do prefeito e da primeira-dama de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD) e Sheila Thomaz, recorda-se do momento exato em que foi atingido por um carro da polícia da Irlanda em outubro de 2023, o que lhe custou a amputação de parte da perna direita.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Em participação no podcast Superação, novo quadro do OVALE Cast, João detalhou os trágicos momentos em que foi atingido pelo veículo, afirmando que tinha certeza de que havia perdido a perna. Ele estava consciente e chegou a discutir com o policial que o atropelou.

Na ocasião, João fazia parte de um grupo de entregadores de moto que estava tentando recuperar o veículo roubado de um colega. Ele foi um dos primeiros a chegar à rodovia M50, em Dublin, na Irlanda, após descobrir que os ladrões estavam sendo perseguidos pela polícia. Foi ali que o policial o atingiu.

“Eles foram parados pela polícia e foi quando eu cheguei. Fui o primeiro a chegar nesse local. E aí foi uma coisa muito rápida. Quando eu parei a moto, desci e estava indo em direção à moto [que havia sido roubada] e foi quando ele me acertou. Eu estava passando bem do lado do guard-rail”, contou João.

A perna dele foi prensada no equipamento da rodovia pelo carro do policial. “Eu caí no chão, eu meio que tentei me levantar, vi que a perna não respondia, coloquei a mão na perna e vi que não tinha muita coisa ali. Tinha a calça, mas eu conseguia sentir que não tinha nada muito sólido e comecei a discutir com ele”, recordou.

“Ele desceu do carro e começou a discutir comigo. Eu fiquei acordado o tempo inteiro. Fiquei acordado até o bombeiro chegar, depois de uns 20 minutos. Depois ele me deram um sedativo.”

Dramática, a lembrança ainda provoca emoções em João Henrique e na mãe Sheila Thomaz, que viajou para Dublin assim que soube do acidente do filho e acompanhou toda a recuperação dele, na Irlanda.

“Ali eu já sabia que tinha perdido a perna. Eu perguntei para um amigo que estava junto, o Guilherme. Pedi para ele ser sincero, e falei: ‘Minha perna já era?’ Aí ele disse: ‘Já era’. E aí ele fez o torniquete na hora”, disse João.

João passou por uma cirurgia reparadora em São José dos Campos, no Hospital Municipal, no último dia 6 de julho. A operação foi necessária para corrigir falhas na amputação feita na Irlanda. Ele agora se recupera na cidade, ao lado da família.

Em setembro, João e Sheila retornarão à Irlanda para acompanhar audiência do processo judicial do policial que atropelou João. O agente público pode ser preso caso seja condenado. OVALE acompanhará o julgamento, diretamente de Dublin.

Superação contou com apresentação do jornalista Tiago Bezerra. O podcast na íntegra está disponível no Youtube e no Spotfy, além do site e das redes sociais de OVALE.

Comentários

Comentários