Nesta terça-feira (5), Dia Nacional da Saúde, a Prefeitura de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) deu um importante passo na qualificação dos serviços públicos de urgência e de emergência na cidade por meio da implantação de um laboratório de análises clínicas próprio no Pronto Socorro Adulto (PSA), que funciona na rua Joaquim Lyra Brandão, nº 235, na Vila Assumpção.
A nova estrutura permite que os exames laboratoriais sejam realizados e processados no próprio prédio do PSA, eliminando necessidade de transporte até outras unidades, como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp (HCFMB).
Com isso, de acordo com a administração, o tempo de espera por resultados — que antes poderia chegar a até 4 horas — será reduzido para aproximadamente 40 minutos, acelerando diagnósticos e decisões clínicas nos casos de atendimentos emergenciais.
O Executivo argumenta, ainda, que além de beneficiar diretamente os pacientes, a nova dinâmica também traz reflexos positivos para as equipes de enfermagem e atendimento, que passam a contar com mais autonomia e agilidade nos fluxos de trabalho.
"Essa é uma conquista concreta para a saúde de Botucatu. Vamos agilizar o atendimento, oferecer diagnósticos mais rápidos e garantir mais eficiência à nossa equipe de urgência. É respeito com o tempo e com a saúde de quem mais precisa", diz o prefeito Fábio Leite.
"A expectativa é que o novo laboratório funcione em tempo integral, acompanhando a rotina do Pronto Socorro Adulto, e represente um marco na resposta clínica oferecida em casos urgentes", complementa o vice-prefeito André Spadaro.