O reganho de peso após o emagrecimento é uma realidade enfrentada por milhões de pessoas. Estima-se que cerca de 80% das pessoas que emagrecem sem suporte adequado voltam ao peso inicial em até cinco anos, segundo estudo da Obesity Reviews.
Isso ocorre por diversos fatores internos e externos, como por exemplos, o retorno de hábitos antigos ou aspectos emocionais não tratados.
O médico do esporte, nutrólogo e ortopedista Thiago Viana explica essa situação e dá dicas e estratégias para não sofrer com esse problema.
"Em primeiro lugar vale lembrar que nosso corpo luta contra a perda de peso, pois nosso organismo é programado para sobreviver. E ao emagrecer, o metabolismo desacelera, o corpo gasta menos calorias e, consequentemente, a fome aumenta", diz Viana.
Outro aspecto importante notado durante o processo de emagrecimento é que em algum momento a perda de peso tende a desacelerar. Por isso, é essencial avaliar alguns índices como composição corporal, ingestão calórica versus gasto energético, níveis hormonais, entre outros. "Até a qualidade do sono e os níveis de estresse influenciam no reganho de peso. Além disso, pequenas escapadas na regularidade dos treinos físicos e na alimentação fazem grande diferença no resultado final", afirma o médico.
Com algumas estratégias e foco é possível manter o peso e seguir com todos os benefícios para a saúde que foram conquistados durante o processo de emagrecimento.
"Manutenção de peso exige mudança de mentalidade e constância. O importante é estabelecer hábitos sustentáveis e realizar treino de força, que mantém o metabolismo mais ativo. Vale também monitorar o peso ou as medidas com frequência, para agir rápido em caso de desvio. Além disso, trabalhar a saúde emocional é fundamental, pois comer não deve ser fuga. E manter sempre acompanhamento profissional, mesmo na fase de manutenção", sugere Viana.
Mas nem tudo está perdido se você ganhou peso novamente. "Em primeiro lugar, nada de culpa ou vergonha, isso só atrasa mais a retomada. Depois, avalie o que te tirou do caminho, se foi o emocional, falta de planejamento, estresse, viagem ou outro problema. Volte ao básico da sua rotina alimentar estruturada, com sono de qualidade e treino constante. E por fim, busque ajuda para reajustar seu plano com um profissional para não cair no 'efeito sanfona', afirma.
Emagrecer vai além de perder quilos. Trata-se de uma reprogramação do corpo e da mente para uma nova forma de viver. Indicadores como energia no dia a dia, qualidade do sono, relação com a comida, humor e disposição também devem ser observados como sinais de progresso.
"Com o suporte certo, emagrecer é possível. E manter também. Mas exige constância, consciência e estratégia", finaliza o doutor Thiago Viana.
Estratégias para não recuperar quilos perdidos
Reeducação alimentar: Substitua dietas restritivas por um plano alimentar equilibrado e sustentável, focado em alimentos naturais e ricos em nutrientes.
Atividade física regular: Combine exercícios cardiovasculares e de força para otimizar a manutenção do peso e melhorar a composição corporal. Monitoramento: Utilize diferentes métodos para acompanhar o progresso, como medições corporais e avaliação da composição corporal, além da pesagem.
Lanches inteligentes: Opte por lanches saudáveis e ricos em nutrientes para evitar excessos nas refeições principais. Controle de porções: Aprenda a controlar o tamanho das porções para evitar o consumo excessivo de calorias.
Gerenciamento do estresse: Encontre formas saudáveis de lidar com o estresse, como atividades relaxantes e práticas de mindfulness, para evitar descontar na comida.
Acompanhamento profissional: Busque o suporte de um nutricionista e, se necessário, um psicólogo para te auxiliar na jornada de manutenção do peso.
Planejamento: Prepare-se para os deslizes e tenha alternativas saudáveis para ocasiões especiais, como feriados e festas.
Sono adequado: Priorize boas noites de sono, pois a falta de sono pode afetar os hormônios relacionados ao apetite e ao metabolismo.
Seja flexível: Permita-se desfrutar de momentos de prazer, mas com moderação e consciência.
Não desanime com deslizes: Recupere o foco e retome seus hábitos saudáveis o mais rápido possível.
Celebre as conquistas: Reconheça seus avanços e use-os como motivação para continuar no caminho da perda de peso sustentável.