Estão abertas, até 4 de agosto, as inscrições para o Laboratório de Desenvolvimento do 6º Filma Bauru - Festival de Cinema do Interior, voltado a profissionais do audiovisual residentes em Bauru que buscam aprimorar projetos em andamento. Serão quatro mentorias individuais e totalmente gratuitas, conduzidas por nomes de destaque no cinema e nas plataformas de streaming.
Serão selecionados cinco projetos em fase de pré-produção, produção ou pós-produção, para mentorias com Morena Koti (produção), Carolina Nishikubo (roteiro), Andrea Lopes (pós-produção) e Tomás Fleck (direção).
Os encontros serão online, por videochamada, ao longo do mês de setembro de 2025. “É a primeira vez que a cidade recebe esse formato de laboratório. Estamos muito felizes em proporcionar isso para os profissionais do audiovisual da nossa cidade”, celebra Liene Saddi, produtora executiva do 6º Filma Bauru.
As inscrições e o regulamento completo estão disponíveis em www.filmabauru.com.br. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail filmabauru@gmail.com ou para o Instagram @filmabauru.
O 6º Filma Bauru – Festival de Cinema do Interior será realizado entre 7 e 11 de outubro, com programação presencial e online. Além do laboratório, o evento conta com mostras competitivas e não-competitivas, oficinas para estudantes, encontros do setor e atividades formativas.
Quem são os mentores
Produção – Morena Koti
Produtora executiva com passagens por grandes nomes do setor, como O2 Filmes, Barry Company e Mar Filmes. Atuou no longa “Raquel 1:1” (selecionado para o SXSW e Mostra de SP) e na série “B.A – O Futuro está Morto” para a Max. Hoje integra a Miss Sunshine Films.
Roteiro – Carolina Nishikubo
Roteirista dos longas “Turma da Mônica – Laços” e “Menino Monstro”, com experiências em séries da Netflix como “Todo Dia a Mesma Noite” e “Coisa Mais Linda”. Finalista de diversos laboratórios de roteiro, atua também na formação de novos roteiristas.
Pós-produção – Andrea Lopes (Deinha Lopes)
Profissional com quase três décadas de experiência, responsável pela pós-produção de séries como “Arcanjo Renegado” e “O Jogo que Mudou a História”. Sua trajetória inclui TV, cinema, documentário e artes visuais, sempre com um olhar técnico e criativo.
Direção – Tomás Fleck
Diretor e roteirista com obras exibidas no Festival de Brasília, Festival de Gramado e Anima Mundi. Escreve atualmente o longa “Minha Sombra Luminosa”, baseado em sua peça homônima, além de já ter dirigido séries para Globoplay, Netflix e Amazon Prime.
Realização
O 6° Filma Bauru é realizado pela Fundação para o Desenvolvimento de Bauru (Fundeb), financiado pelo Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais – Programa SP Produz, com apoio institucional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
Sobre o Filma Bauru
O Filma Bauru é um Festival de Cinema que promove a circulação de obras audiovisuais produzidas em Bauru e nas demais cidades do interior e litoral de São Paulo. A programação traz uma mostra competitiva de curtas-metragens de documentário, ficção e animação; uma mostra não-competitiva de curtas-metragens, que além dos formatos da mostra competitiva, também inclui videoclipes e videoarte.
Seus objetivos são: dar visibilidade ao grande número de produções no interior e às narrativas regionais, promovendo a cultura e identidade do interior e litoral; fomentar o mercado local e regional de produção audiovisual; estimular a construção de parcerias e projetos audiovisuais de maior porte entre os produtores da região; formar público espectador de obras locais e regionais; capacitar artistas locais; e estimular jovens à produção de conteúdo audiovisual.
Em 2025, estão programadas atividades formativas e mesas redondas voltadas aos produtores profissionais, amadores e estudantes de audiovisual; oficinas de formação audiovisual direcionadas a alunos do ensino médio de Bauru; e laboratório de desenvolvimento com mentorias para aprimorar projetos audiovisuais em andamento em Bauru.