Pirajuí - Força-tarefa integrada pela Polícia Civil e Polícia Militar (PM) deflagrou, nesta quarta-feira (30), "Operação Rota Cruzada" em Pirajuí (58 quilômetros de Bauru) com o objetivo principal de combate a adulteração de sinais identificadores de veículos e apurar eventuais vínculos dos investigados com o tráfico de drogas.
Durante a operação, foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, fundamentados em investigações que reuniram denúncias anônimas, levantamentos em redes sociais e diligências de campo e revelaram um esquema de comercialização de motocicletas de origem duvidosa.
Dois homens foram presos em flagrante por envolvimento direto na circulação de veículos adulterados. Em ambos os casos, segundo a Polícia Civil, as motocicletas apresentavam evidentes sinais de irregularidade, como placas falsas, numeração de motor suprimida ou incompatibilidades nos registros oficiais.
Dois outros investigados foram alvos de buscas. Com eles, a polícia apreendeu pequenas porções de maconha, todas em circunstâncias e quantidades compatíveis com o uso pessoal, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). Não houve indicativo de tráfico, e os materiais seguiram para perícia.
Além disso, foram apreendidos celulares, "pen drives" e outra placa adulterada. Os materiais passarão por análise técnica para auxiliar nas investigações em andamento. "A ação reforça a importância da integração entre as forças de segurança pública, combinando inteligência policial, cooperação institucional e rapidez na execução de mandados", ressalta a Polícia Civil em nota.
"O trabalho conjunto evidencia o compromisso com a repressão qualificada à criminalidade, especialmente no combate a práticas que comprometem a segurança viária e podem estar associadas a delitos mais graves".