O Noroeste está anunciando na manhã desta quarta-feira (30) a contratação de um novo treinador para montar uma forte equipe para a série A1 do Paulistão de 2026 e a Série D do Brasileiro. Trata-se de Guilherme Alves, com vasta experiência no futebol. Jogou em grandes times e até na Seleção Brasileira. Como treinador, dirigiu várias equipes do futebol brasileiro, com títulos conquistados. Ele estará empenhado no dia a dia do clube, focado na montagem antecipada do elenco para a próxima pré-temporada, mas dará suporte a Pereira, que seguirá como treinador do Noroeste até o término da Copa Paulista.
"Estou à disposição do Noroeste a partir de segunda-feira, e meu foco será na montagem do elenco para a temporada de 2026", afirmou Guilherme, há pouco.
Guilherme começou como auxiliar técnico no Marília, em 2007, depois passou como auxiliar no Atlético-MG, em 2010. Sua primeira experiência como treinador principal foi no Ipatinga-MG no Campeonato Mineiro de 2011. Estreou definitivamente como técnico do Marília em 2012, iniciando várias passagens e se tornando o terceiro treinador com mais jogos no clube. Dirigiu outros clubes como Novorizontino, onde conquistou o título da Série A3 em 2014 e acesso à Série A2, e vice-campeonato da A2 em 2015.
Atuou também no Vila Nova, Linense, Portuguesa, Paysandu e Água Santa, construindo uma carreira sólida no futebol brasileiro. Com o Novorizontino, além do título da Série A3, liderou a equipe rumo à elite do Paulistão. Em 2024, no comando do Velo Clube, conquistou o título da Série A2 do Paulistão, promovendo o clube à elite estadual após 45 anos.
Guilherme Alves é conhecido por preferir equipes com pressão alta e linhas avançadas, buscando intensidade e dominância em campo, mas adaptando sua abordagem de acordo com o momento do clube.
Ao longo de sua trajetória como técnico, acumulou mais de 280 jogos, com cerca de 125 vitórias, especialmente com sucesso no Novorizontino e Marília. Recentemente, em abril de 2025, assumiu o comando do Amazonas F.C. para tentar reverter a má campanha no Brasileirão Série B. Em 11 jogos, somou 3 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, com 14 pontos e a equipe na zona de rebaixamento.
Seleção Brasileira
Como jogador, iniciou sua carreira nas categorias de base e foi promovido ao profissional do Marília em 1992, aos 18 anos. Depois, jogou pelo São Paulo, Rayo Vallecano, Grêmio, Vasco da Gama, Atlético Mineiro, Corinthians, Al Ittihad (Arábia Saudita), Cruzeiro e, por fim, no Botafogo (RJ), fazendo muitos gols.
Vestiu a camisa da Seleção Brasileira entre 2000 e 2001, com 6 partidas e 1 gol, marcado contra o Peru nas Eliminatórias ou Copa América de 2001.