BAURU

Av. N. Sra. de Fátima tem multas diárias por estacionamento

Por Tisa Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
Tisa Moraes
Veículo estacionado em local proibido na avenida Nossa Senhora de Fátima nesta sexta (25)
Veículo estacionado em local proibido na avenida Nossa Senhora de Fátima nesta sexta (25)

Alvo de queixas, mudanças e recuo de decisões, serviços executados e refeitos, a remodelação da avenida Nossa Senhora de Fátima resultou em um novo título para esta importante via de Bauru. Em 2025, ela tornou-se a campeã de multas por estacionamento proibido, com uma média de três autuações do tipo por dia.

De 1 janeiro a 24 de julho deste ano, 582 autos de infração foram direcionados a motoristas que deixaram seus veículos em local e horário nos quais não havia permissão para estacionar na avenida. O número corresponde a uma a cada cinco multas desta natureza emitidas no período, ou 21,6% das 2.693 autuações aplicadas pelo Grupo de Operações de Trânsito (GOT) na cidade.

A alta incidência de casos sinaliza que o objetivo da reformulação do sistema viário da avenida - dar maior fluidez ao tráfego - não está sendo alcançando. Iniciada em novembro do ano passado, a intervenção visava instituir duas faixas de circulação em cada sentido da via, com uma faixa exclusiva de estacionamento no sentido bairro-Centro.

Já na direção oposta, o estacionamento foi vedado entre as quadras 5 e 15, das 6h às 9h e das 16h às 19h, de segunda a sábado. Porém, como a sinalização vem sendo desrespeitada, o trânsito, especialmente nestes horários de pico, tem apresentado pontos de 'estrangulamento'.

Chefe do setor de Fiscalização de Trânsito da Emdurb, Michel Baltazar Batista explica que a presença de veículos estacionados em local proibido impacta no fluxo viário de forma imediata e, por vezes, intensa. "A incidência de casos é muito alta. A Nossa Senhora de Fátima tornou-se uma via muito importante para o deslocamento de pessoas do trabalho para casa, mas continua registrando lentidão porque motoristas não respeitam a sinalização. O GOT vai ao local de manhã e à tarde e todos os dias encontra veículos estacionados irregularmente", observa.

TIPOS DE MOTORISTAS

Para o vereador José Roberto Martins Segalla, crítico sobre a forma como a reconfiguração da avenida foi conduzida - sem consulta prévia aos comerciantes da região -, a proibição do estacionamento criou dois tipos de motoristas: os espertos e os idiotas. "Os espertos são os que não ligam, estacionam ali e nada acontece. E os idiotas, categoria na qual me enquadrei, são os que respeitam e acabam parando o automóvel a duas quadras de distância de onde vão. Moro naquela região e vou todos os dias à padaria para comprar pão quente, que sai do forno justamente nos horários em que o estacionamento é proibido na avenida. E todas as vezes, sem exceção, vejo muitos veículos ali parados", descreve.

Para Segalla, as alterações no sistema viário não vieram acompanhadas de orientação e fiscalização, falha que, em sua análise, persiste até agora, visto que três autuações diárias é um número ínfimo diante da quantidade de irregularidades verificadas por ele no local. "Nunca vi um agente parado lá, orientando ou multando. É preciso encontrar uma forma de educar a população", acrescenta.

Vale lembrar que o GOT de Bauru conta atualmente com apenas 35 agentes para atuar na cidade inteira. Segundo a Emdurb, eles são organizados em seis equipes, quatro das quais durante o dia. Quando flagram um veículo estacionado em local proibido, o proprietário recebe multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CHN. Como trata-se de infração média, ela pode ser convertida em advertência se o condutor não tiver sido autuado nos últimos 12 meses.

Sob críticas, intervenções se arrastaram por mais de 6 meses

Iniciada no fim do ano passado, a reformulação do sistema viário da avenida Nossa Senhora de Fátima gerou insatisfação entre os comerciantes daquela região da cidade. Conforme o JC divulgou, inicialmente, a Emdurb havia proibido o estacionamento entre as quadras 5 e 15 em tempo integral no sentido Centro-bairro.

Após contestações sobre os prejuízos que a mudança representaria para os lojistas, a empresa pública recuou e permitiu o uso das vagas em períodos específicos. As interdições necessárias para o recape da via também geraram revolta entre os comerciantes, que reclamaram de redução do movimento de clientes e ausência de consulta prévia aos lojistas por parte da prefeitura.

Em seguida, o desnível entre o pavimento recém-executado e as valetas antigas transformaram-se em mais uma 'dor de cabeça'. Em março, novas interdições foram realizadas para a troca dos dispositivos, mas em junho, o serviço precisou ser refeito devido a problemas. A remodelação também contou com a implantação de semáforos e proibição de conversão em algumas ruas.

Na Comendador Martha

Na avenida Comendador José da Silva Martha, entre a Praça Portugal e a linha férrea, outro tipo de infração de trânsito também se tornou frequente, principalmente nos horários de pico, conforme revela Michel Baltazar Batista. Como boa parte das quadras no trecho é mais curta que as convencionais e dotada de semáforo, são comuns ocorrências de obstrução de cruzamento, quando o motorista imobiliza seu veículo no cruzamento em meio a um congestionamento e, com a mudança de cor do semáforo, impede o tráfego na via transversal. A conduta é considerada infração de trânsito grave e gera multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na CNH. "Se o condutor não tem espaço para seguir até a próxima quadra, a recomendação é não entrar no cruzamento. A pessoa pode ter o impulso de se apressar, mas deve aguardar mesmo que o semáforo fique amarelo, indicando que irá fechar", completa.

Comendador Martha registra trânsito intenso também à tarde (foto: Tisa Moraes)
Comendador Martha registra trânsito intenso também à tarde (foto: Tisa Moraes)
GOT autuou veículo estacionado irregularmente (foto: Tisa Moraes)
GOT autuou veículo estacionado irregularmente (foto: Tisa Moraes)

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