Som de buzinas de carros, motos e caminhões serão ouvidos em vários pontos de Bauru neste domingo (27) durante a carreata em homenagem à São Cristóvão, o Santo dos motoristas e viajantes.
A ação faz parte da programação religiosa da 60ª Festa de São Cristóvão, que começa nesta sexta-feira (25) com missas, quermesses e até show de prêmios. A paróquia onde a comemoração acontecerá está situada na avenida Nossa Senhora de Fátima, 15-80.
No dia de São Cristóvão (sexta), as missas estão programadas para às 7h e 19h30. A celebração noturna será presidida por dom Rubens Sevilha e contará com a benção das chaves dos motoristas. Já, no sábado, uma única missa está marcada para às 17h. O padre Marcos Pavan também benzerá os objetos no domingo, às 10 (com transmissão ao vivo), 12h15 e 19h.
QUERMESSES
Quem quiser saborear comidas típicas de festas julinas, como espetinho, mini pizza, churros, pastel, cachorro quente, doces, pesca, lanche de pernil, crepe salgado e bebidas, encontrará a paróquia de portas abertas às 18h, tanto na sexta, quanto no sábado.
Além das barracas, haverá também show de prêmios com prendas diversas, entre eletrodomésticos e bicicletas, informa o padre. No domingo, o arraiá começa mais cedo, às 10h, ocasião em que será servido um delicioso arroz carreteiro durante o almoço. O encerramento é às 17h.
CARREATA
Motoristas devem se reunir no domingo, às 8h, na sede do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Bauru e Região (Sindbru), situado na avenida Nações Unidas, 40-45. O destino é rumo à paróquia São Cristóvão. "Farei as bênçãos dos veículos em frente a igreja das 9h às 14h", destaca o padre Marcos Pavan.
Marcos enfatiza que a carreata é um dos momentos mais aguardados, pois simboliza um encontro tradicional entre centenas de fiéis de Bauru e região. Famílias e amigos estão convidados para a homenagem que une alegria, fé e tradição, segundo ele.
"São Cristóvão é o padroeiro dos motoristas, então quem vive o dia a dia nas estradas e nos perímetros urbanos deve buscar a bênção e a proteção dele", finaliza o padre.