BAURU

Podcast resgata história do arquiteto Jurandyr Bueno Filho

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo Pessoal/Dionizio Ferraz
Foto inédita de Jurandyr Bueno Filho apresentando o projeto do parque Vitória Régia
Foto inédita de Jurandyr Bueno Filho apresentando o projeto do parque Vitória Régia

Um novo podcast relembra a trajetória de um dos nomes mais importante da história de Bauru: Jurandyr Bueno Filho. Responsável por projetos emblemáticos como o Parque Vitória Régia, a avenida Nações Unidas, o Terminal Rodoviário e o câmpus da Universidade do Sagrado Coração (Unisagrado), o arquiteto agora é protagonista da série "O Arquiteto Sem Limites", lançada pelos jornalistas egressos da Unesp Gabriela Reimberg e Vinicius Magalhães, e disponível no Spotify e YouTube.

"O projeto nasceu de um momento simbólico, quando descobrimos que a antiga casa de Jurandyr foi vendida e está prestes a ser demolida. Ali, também funcionava seu escritório, onde estavam guardados dezenas de projetos e documentos históricos, ainda não digitalizados e com destino incerto", explica Gabriela.

O podcast é dividido em três episódios que acompanham diferentes fases da vida do arquiteto, desde sua formação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde foi colega de Chico Buarque, até o fim de sua carreira, quando, eleito vereador, consegue exercer apenas um ano de mandato. Jurandyr faleceu em 2009, aos 66 anos, em decorrência de complicações cardíacas.

Durante sua trajetória profissional, Jurandyr também teve papel fundamental na formulação do primeiro plano diretor de Bauru, em 1967. O documento orientou as diretrizes de crescimento urbano da cidade e deu origem à atual Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), vinculada à prefeitura.

Além do resgate bibliográfico, a produção também revela fatos pouco conhecidos sobre a história da cidade e as relações interpessoais de Jurandyr, que era conectado a grandes figuras públicas da época. "Muita gente não sabe, mas o Parque Vitória Régia foi feito com sobras de ferro e concreto da construção da Nações Unidas. Jurandyr percebeu que seria muito mais viável criar um espaço público do que tentar conter a enorme erosão que existia no local", explica Vinicius.

SERVIÇO

O Arquiteto Sem Limites está disponível de forma gratuita no Youtube e Spotify.

Comentários

Comentários