FOI REGISTRADO BO

Terreiro afro-religioso é alvo de vandalismo e furto em Bauru

Por Lilian Grasiela | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo pessoal
Portas do terreiro foram danificadas pelo invasor
Portas do terreiro foram danificadas pelo invasor

Um terreiro afro-religioso que funciona em um imóvel no bairro Quinta da Bela Olinda, em Bauru, foi alvo de vandalismo e furto na noite do último sábado (12). Parte da ação foi registrada por câmeras de segurança e os líderes religiosos, que registraram boletim de ocorrência (BO), esperam que as imagens possam ajudar a Polícia Civil a identificar o autor dos crimes.

De acordo com a mãe pequena e herdeira do terreiro Thayna Diniz (Mameto Leuá Cidelecy no Candomblé), o templo invadido, de Umbanda e Candomblé, é o único Candomblé de Nação Angola de Bauru e existe há mais de 40 anos.

Ela conta que, além de danificar portas, objetos e louça sanitária, o autor revirou todos os cômodos, furtou paramentos religiosos usados nos rituais e bebidas das entidades e espalhou pelo chão tudo o que havia no interior da casa.

Inicialmente, a ocorrência foi registrada pela mãe de santo do terreiro Donizete Aparecida Cecílio Ferreira, a Mãe Zete (Mametu Oyace no Candomblé), como dano. Porém, depois, os líderes religiosos constataram o furto de objetos.

"A princípio, no domingo, como estávamos nervosos e chateados, não demos conta das coisas subtraídas", diz Thayna. "Porém, meu esposo foi investigando por conta própria na vizinhança e descobrindo as coisas furtadas, como os uísques e colar da pombo gira. Quando limpamos o terreiro, demos falta do assentamento do Orixá, algo que, para nós do Candomblé, é muito sagrado".

Segundo ela, sua mãe está muito nervosa e debilitada com o ocorrido, sobretudo com o ato de vandalismo. "As portas destruídas fazia uma semana que minha mãe tinha ganhado de uma doação em agradecimento", revela a mãe pequena.

Os líderes religiosos esperam que o autor seja identificado e criaram uma vaquinha online com o objetivo de arrecadar recursos para reparar os danos no terreiro. O link é o https://www.vakinha.com.br/5623197?campaignId=5623197. Doações por Pix também podem ser feitas usando a chave 5623197@vakinha.com.br .

Objetos foram revirados e espalhados pelo chão
Objetos foram revirados e espalhados pelo chão
Louça sanitária foi danificada
Louça sanitária foi danificada
Para entrar no local, suspeito arrombou uma porta nova
Para entrar no local, suspeito arrombou uma porta nova
Parte da ação foi registrada por câmeras de segurança
Parte da ação foi registrada por câmeras de segurança

Comentários

Comentários