Embora tenha sido reivindicado, estudado e aprovado, o novo conjunto semafórico instalado pela Emdurb, em Bauru, que passou a funcionar nesta terça-feira (15), no cruzamento da avenida Comendador José da Silva Martha com a rua Massao Sakata, no Jardim Santista, agora divide opiniões de motoristas.
Nas redes sociais, há quem questione a necessidade do dispositivo, que tornou o tráfego ainda mais lento, levando em conta o movimento intenso nos horários de pico, entre 7h e 8h30 e também a partir das 18h.
Por outro lado, parte dos condutores defende que, além de mais segurança, o equipamento facilita o acesso à avenida.
Essa, inclusive, é a posição do autônomo Walter Nascimento, que passa pela Rua Massao Sakata diariamente. Segundo ele, antes era impossível atravessar a Comendador para acessá-la e convergir à esquerda, sentido Zona Sul. “Toda vez que passava por aqui, tinha que subir, virando à direita, para seguir para cima e fazer o retorno”, comentou, enquanto aguardava o sinal vermelho na via.
A opinião é a mesma de Juliana, produtora de merchandising. Rapidamente, ela deu sinal positivo para o novo semáforo e disse que ficou melhor e mais seguro o acesso para quem utiliza a Rua Massao Sakata.
Já para quem segue pela Comendador, em ambos os sentidos, a reclamação versa às filas de automóveis. Alguns ouvidos pela reportagem não quiseram se identificar, mas disseram que o congestionamento, além de provocar risco de colisões traseiras, aumenta o tempo de percurso naquela região.
Segundo nota da Emdurb, o objetivo é garantir mais segurança para motoristas e pedestres nas imediações. Por ser novidade, a orientação é que os condutores redobrem a atenção nos próximos dias, alerta a empresa municipal.