CONSELHO MUNICIPAL

Bauruenses escolhem representantes da saúde nesta terça-feira 


| Tempo de leitura: 2 min

A população de Bauru terá a chance de escolher nesta terça-feira (15) os novos representantes para o Conselho Gestor de Saúde, que tem como principal função acompanhar e definir ações, projetos e demandas da saúde pública municipal. A votação será realizada das 8h às 17h em todas as unidades, como UBS, UPA, Samu e Pronto-Socorro Central.

A eleição define os conselheiros que atuarão no biênio 2025/2027, com mandato de dois anos. Pela participação em reuniões e assembleias, esses membros eleitos poderão garantir que as decisões tomadas pela Prefeitura atendam o melhor interesse coletivo dos serviços públicos disponibilizados na área. Os candidatos eleitos também devem propor, comunicar e discutir as decisões do Conselho.

O órgão é composto por servidores da saúde e usuários dos serviços públicos, com representação equilibrada entre as duas partes. Ou seja, os funcionários votarão nos seus representantes, pertencentes ao próprio funcionalismo, e os usuários escolherão um conselheiro da população.

Para participar basta comparecer a uma ou quaisquer outras unidades de saúde. Podem votar os moradores de Bauru que comprovem residência na cidade. Já entre os trabalhadores, têm direito ao voto os servidores ativos e inativos do setor, conforme as regras estabelecidas no edital publicado no Diário Oficial. Os candidatos previamente inscritos não podem ter condenação criminal ou por improbidade administrativa, de acordo com a Lei da Ficha Limpa.

A eleição é organizada por uma Comissão Eleitoral formada por representantes do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. Os materiais e cadernos de orientação foram entregues às unidades nesta segunda-feira (14). Após o encerramento da votação, as urnas devem ser devolvidas lacradas e assinadas à Secretaria, para apuração dos votos.

Os conselheiros eleitos representarão tanto os usuários quanto os trabalhadores da saúde nas decisões sobre o funcionamento e aprimoramento dos serviços públicos. Também terão a missão de propor, discutir e comunicar ações que garantam melhorias no atendimento à população.

A participação popular na escolha dos conselheiros reforça o princípio de gestão compartilhada do Sistema Único de Saúde (SUS) e amplia a transparência nas decisões que impactam diretamente o cotidiano das unidades.

Comentários

Comentários