A 12ª edição do festival gastronômico Chefs Campinas será realizada neste domingo, dia 13 de julho, na Praça Carlos Gomes, no Centro da cidade, reunindo 21 restaurantes e 10 cervejarias artesanais da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O evento marca a véspera do aniversário de 251 anos de Campinas com uma programação que combina gastronomia acessível, música, cultura e sustentabilidade, tudo com entrada gratuita.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Com o tema "Campinas, cidade cosmopolita, aberta para o mundo", o festival será realizado das 10h às 17h. Os menus terão valores de até R$ 60, com opções que vão da cozinha brasileira à internacional, refletindo a diversidade de culturas e tradições presentes na metrópole.
Além da oferta gastronômica, o público poderá experimentar rótulos artesanais das cervejarias Tábuas, Gravetos, Landel, Cervejaria Campinas, Pangea, Seo Carneiro, Daoravida, Kalango, St. Kitts e GBK Barossa, todas associadas ao Polo Cervejeiro da RMC. A ação reafirma o compromisso do setor com a produção local e com práticas sustentáveis, como o uso de copos reutilizáveis e a redução de resíduos.
Neste ano, o festival também terá uma novidade no campo ambiental: a neutralização e compensação da pegada de carbono do evento, em parceria com a ESG Pulse. A medida considera a emissão de gases de efeito estufa e busca compensar seu impacto com outras iniciativas sustentáveis.
O Chefs Campinas é uma realização do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB) em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O evento faz parte do calendário oficial de celebrações do aniversário da cidade.
Além do aspecto gastronômico, o festival terá um olhar social. A entidade Casa de Apoio Espiritual – Hospital de Luz estará presente para apresentar seus projetos e comercializar produtos, fortalecendo a conexão entre cultura e solidariedade.
Para o presidente do CRC&VB, Luis Felipe Almeida, o festival vai além da culinária. “A ocupação das praças com eventos como o Chefs Campinas valoriza o Centro, movimenta a economia, fortalece o setor gastronômico e estimula o convívio social”, afirmou. Ele também destacou o compromisso com a responsabilidade ambiental. “Estamos atentos à redução da pegada de carbono e alinhados com os princípios de ESG que norteiam nossa atuação”, completou.