MAPA DO LIXO

Teixeira propõe a criação de 20 ecopontos em regiões limítrofes

Por Guilherme Matos | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Pedro Romualdo
Márcio Teixeira percorreu Bauru por 15 dias para mapear os pontos de lixo ilegais da cidade
Márcio Teixeira percorreu Bauru por 15 dias para mapear os pontos de lixo ilegais da cidade

O vereador Márcio Teixeira (PL) defende a implementação de 20 novos ecopontos em Bauru com objetivo de reduzir o descarte irregular de lixo e entulho em regiões periféricas e nas principais saídas da cidade. O parlamentar mapeou 24 locais usados de forma indevida para despejo de entulho e resíduos, a maioria em áreas nas margens do município.

Segundo o vereador, os dez ecopontos atuais estão concentrados no centro da cidade, enquanto o problema maior ocorre nas bordas do município — em bairros como Ferradura Mirim, Jardim Vitória, Pousada da Esperança, Fortunato Rocha Lima e Parque Val de Palmas. Ele defende que novos pontos de coleta sejam implantados justamente nessas regiões.

O parlamentar afirmou que percorreu a cidade durante 15 dias com apoio de um fotógrafo para documentar a situação. "Tem lugar que acumula o equivalente a 150 caminhões de 4m³ a 5 m³", diz. Para ele, o maior volume de descarte é de resíduos da construção civil, mas há também lixo doméstico, móveis e animais mortos.

Ainda segundo Teixeira, o problema parte da atuação de caçambas e caminhões clandestinos, que descartam nos locais irregulares e acabam por criar um novo ponto de descarte de lixo.

A falta de educação ambiental também foi apontada pelo vereador como um dos principais entraves para a redução do descarte irregular de lixo em Bauru. Segundo ele, grande parte da população desconhece serviços básicos, como o Cata Treco e o ecoverde, o que contribui para o acúmulo de resíduos em locais impróprios. O parlamentar defende o investimento em campanhas educativas nas escolas, nos meios de comunicação e nos bairros.

O vereador sugeriu que a Prefeitura use terrenos públicos ociosos para instalar os novos ecopontos. "Temos terrenos sem uso, que geram custo de manutenção. Vender parte deles poderia criar um fundo específico que ajudaria a financiar as obras", diz Márcio. Além das novas infraestruturas, ele propõe a criação de um serviço de "lixo rasgado" para recolher pequenos resíduos espalhados.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A proposta foi detalhada durante audiência pública realizada em 21 de maio na Câmara Municipal. O evento contou com a presença de secretários da Prefeitura, vereadores e representantes de associações de moradores, cooperativas de reciclagem e do setor empresarial.

Durante a audiência, a secretária de Meio Ambiente, Cilene Chabuh Bordezan, afirmou que há previsão da criação de seis novos ecopontos até 2026. Ela destacou ainda a importância de conscientização e separação adequada dos resíduos, que muitas vezes chegam misturados aos pontos de coleta.

Mapa mostra pontos de Bauru que acumulavam lixo de forma irregular (Foto: Divulgação/Márcio Teixeira)
Mapa mostra pontos de Bauru que acumulavam lixo de forma irregular (Foto: Divulgação/Márcio Teixeira)
Urubu em ponto de acúmulo de lixo (Foto: Divulgação/Márcio Teixeira)
Urubu em ponto de acúmulo de lixo (Foto: Divulgação/Márcio Teixeira)
Lixo no Parque Bauru mostra a necessidade de um serviço de
Lixo no Parque Bauru mostra a necessidade de um serviço de "lixo rasgado" (Foto: Divulgação/Márcio Teixeira)

Comentários

Comentários