
Em um cenário marcado por rápidas transformações tecnológicas, polarizações e mudanças nos valores sociais, a comunicação pública enfrenta um dos maiores desafios das últimas décadas: ser eficaz, autêntica e emocionalmente conectada. Para discutir esse novo paradigma, a Associação Paulista de Municípios (APM) e a Academia Brasileira de Neurociência Política (ABNP) promovem, em 22 de julho, às 9h30, o Fórum de Comunicação Governamental e Neurociência Política.
O evento será online, gratuito e está com inscrições abertas até 21 de julho pela plataforma Sympla (no QR Code ao lado). A transmissão será pela TV APM, via Zoom.
ALÉM DE DADOS
Principal palestrante do fórum, o consultor de campanhas políticas e mandatos Kleber Santos, fundador da Associação Brasileira de Neurociência na Política (ABNP) e especialista em neurociência política, explica que o modelo tradicional de comunicação institucional — baseado em números, releases e posts informativos — já não é mais suficiente.
"Hoje, a comunicação pública precisa tocar, inspirar e gerar confiança. E isso só é possível quando conseguimos acessar as emoções do cidadão", afirma.
Para ele, o principal desafio das prefeituras na comunicação de seus governantes não está na entrega de obras e serviços, mas na percepção da população sobre essas ações. "Estamos vivendo uma crise da interpretação. Não basta fazer, é preciso comunicar de forma que as pessoas percebam, se emocionem e se conectem com a gestão", explica.
EMOÇÃO
O fórum terá um foco prático, ensinando como aplicar os princípios da neurociência política na comunicação de governos municipais, mesmo com estruturas reduzidas.
Entre os principais temas abordados, estão como transformar conteúdos técnicos em mensagens emocionais; estratégias para evitar crises de imagem e ruídos de interpretação; técnicas para fortalecer a figura do prefeito na memória afetiva da população; e métodos para comunicar resultados de forma empática e gerar engajamento real.
PARA QUEM?
O fórum é voltado para prefeitos, assessores de imprensa, chefes de gabinete, secretários de governo, jornalistas, publicitários e equipes de redes sociais das prefeituras. A ideia é capacitar quem está na linha de frente da comunicação institucional com ferramentas inovadoras e acessíveis.
Embora direcionado aos profissionais da gestão, o impacto final da proposta é sobre o próprio cidadão. Quando a comunicação pública evolui, cresce a empatia, melhora o entendimento das ações do governo e fortalece a confiança entre gestão e população.
SERVIÇO
Transmissão: TV APM (via Zoom); inscrições até 21 de julho pelo Sympla; informações: WhatsApp (14) 99133-6965. Mais detalhes: academiadaneuropolitica.com.br.