A Coluna Animal dessa semana vai tratar de um tema muito comum em clinicas veterinárias que é uma doença, mais especificamente uma zoonose provocada pela Giárdia, que pode atacar os pets e também seres humanos.
A medica veterinária Silvia Nicolas Medeiros (@sillviamedvet1) é a nossa entrevistada dessa semana. Silvia explica que a giardíase é uma gastroenterite provocada por um parasita, um protozoário chamado Giárdia spp., que causa uma diarreia intensa, geralmente com muco (parece uma geleia) e as vezes com sangue. O animal pode se contaminar com ela de várias maneiras: quando cheira o traseiro de outro animal ou cheira as fezes de um outro animal contaminado (contaminação oro-fecal), através de agua não filtrada e alimentos que não estão limpos.
Quanto a prevenção da doença a veterinária orienta que é simples, ela consiste basicamente em cuidar da higienização do local onde ficam os pets de forma que eles não tenham acesso as fezes de outros animais. Também é muito importante oferecer agua filtrada, mineral ou fervida e analisar se tem alguma alteração nos excrementos do pet. Deve-se observar o comportamento do pet, se ele continua alegre ou mais quieto, triste, se não está se alimentando da mesma forma como se alimentava antes, e se está vomitando. Lembrando que a giardíase provoca dor intensa e se o pet estiver contaminado ele ficara mais prostrado.
Caso o tutor note alguma alteração no pet, importante leva-lo a uma consulta com o médico veterinário o quanto antes para que possa ser feita uma avaliação da saúde do pet e um diagnóstico. Caso o pet esteja contaminado com giardíase, a tratamento é feito com vermífugos com amplo espectro e até mesmo um antibiótico pode ser prescrito. Também pode ser que o veterinário oriente o tutor a administrar um probiótico para restaurar a flora intestinal.
E você como tem tratado seu pet esse ano? Ele já passou por uma consulta veterinária, fez exames? Leve seu pet com frequência ao médico veterinário, pois somente ele tem o conhecimento técnico para tratar da saúde do seu animalzinho. Cuidado e amor são os tratamentos mais eficazes que existem.