INFORME PUBLICITÁRIO

Denrick faz história e coloca Bauru no pódio do xadrez nacional

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Guilherme Matos/JC
Denrick Cabral José Jorge é atleta do Bauru Tênis Clube
Denrick Cabral José Jorge é atleta do Bauru Tênis Clube

O empresário Denrick Cabral José Jorge conheceu o xadrez quando ainda era criança, graças a amigos da escola. Foram cerca de 30 anos de jogos, desafios e competições até conquistar, na última semana, o pódio do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2025, na categoria Under 2.000. Foram 7 duelos, com jogos de até 4h30 - uma verdadeira maratona cerebral para chegar ao segundo lugar do torneio organizada pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e chancelado pela Federação Internacional de Xadrez (Fide).

Em entrevista ao JC, ele falou sobre a preparação para a competição que ocorreu entre os dias 18 e 22 de junho, na Capital Paulista. Também revelou detalhes da sua longa relação com o esporte e como foram as batalhas estratégicas para superar 92 competidores de todo o Brasil e, assim, conquistar o maior feito da carreira até o momento.

"Como atleta de competição desde a adolescência, já estou acostumado com as preparações de torneios. Costumo treinar de forma mais intensa um mês antes dos campeonatos. Neste período, me dedico por cerca de 2h a 3h diárias", narra Denrick.

Além disso, são necessárias horas de estudo para se preparar para os adversários. "Tem uma preparação especial, principalmente com exercícios táticos, estratégicos e a preparação de abertura [primeira jogada]. Eu vejo o que os principais jogadores que estariam disputando o título costumam jogar", explica.

A preparação para uma disputa de xadrez não é só mental. "Quando eu vou disputar algum torneio, geralmente uma alimentação balanceada, uma boa noite de descanso e também cuidar um pouco da condição física para que você possa suportar não só o estresse emocional, como também o físico de ficar mais 4 horas ali calculando", revela.

Antes do vice-campeonato nacional, Denrick já havia conquistado diversos títulos e levado o nome de Bauru a torneios internacionais. Representou o Brasil em campeonatos mundiais da categoria Under 2.000, em 2012 na Grécia e, em 2013, na Romênia. No cenário estadual, foi campeão Interclubes em março deste ano, representando o município de Bauru e o BTC. Para essa conquista inédita, inclusive, precisou superar tradicionais clubes da capital, como a Hebraica e o Osasco. Além disso, soma quatro títulos como campeão absoluto de xadrez bauruense.

A categoria Under 2.000 se refere à pontuação acumulada pelos jogadores em campeonatos oficiais da Fide.

A próxima meta do jogador é conquistar um pódio no campeonato mundial. A competição ocorrerá na Sérvia, em novembro de 2025. Ele espera que a conquista da última semana abra caminho e inspire outros jogadores de Bauru a se dedicarem ao esporte que, segundo ele, requer muita paixão, paciência e dedicação.

Denrick agora se prepara para o mundial da categoria na Sérvia
Denrick agora se prepara para o mundial da categoria na Sérvia
O troféu conquistado na semana passada
O troféu conquistado na semana passada

Comentários

Comentários