
O Bauru Breakers Crew, grupo de breaking de Bauru fundado em 2011, ficou entre os oito melhores grupos de dança da América Latina na competição mundial "Undisputed Masters", que aconteceu em São Paulo, no último sábado (14). A disputa, na modalidade "crew vs crew", reuniu mais de 90 grupos latino-americanos, revelou o dançarino Luis Enrique Frabetti, também conhecido como Major.
Além da conquista coletiva, os amigos celebram outras duas vitórias. Gabriel Luz e Karique (Káka) ficaram entre os top 48 dentre mais de 500 inscritos na modalidade individual. Na competição, o grupo participou com o nome "Infamous Assassins" já que continha membros do Bauru Breakers Crew, mas também outros atletas de Bauru e um de São José do Rio Preto, de acordo com Major.
"Esse é um dos maiores eventos competitivos de breaking do mundo, uma eliminatória para o mundial em Tóquio, no Japão. Por isso, essa conquista representa muito para nós, que treinamos ao máximo", afirma Major. Para participar do evento, os dançarinos pagaram com recursos próprios e tiveram ajuda financeira do parceiro do Enilson Komono, um dos coordenadores do projeto Wise Madness.
Apesar de apoio esporádico de lojas locais, o grupo ainda carece de parceria com o poder público, destaca Major. "Inclusive precisamos de apoio profissional de fisioterapeutas", enfatiza. Em Bauru e região, os esportistas atuam com oficinas ministradas em periferias, por meio de parcerias com projetos sociais. "Não ter apoio municipal faz muita falta pois sempre competimos nos maiores eventos do Brasil e do mundo e custeamos sozinhos", explica.
A Bauru Breakers Crew é composta por dançarinos com mais de 15 anos de experiência no breaking. O grupo já participou de campeonatos no Brasil, América Latina e Europa, como Master Crews, Battle of The Year, Freestyle Session e Redbull BC One (SP), Battle in the Cypher (RS), Breaking do Verão (RJ), IBE The Notorious (Holanda), Criollo Style (Venezuela), DBI Internacional (Peru) e Urban Rompe (Paraguai).