Lençóis Paulista - O sobrevoo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em baixa altitude, no início da tarde desta segunda-feira (11), chamou a atenção de moradores de Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru), despertando curiosidade sobre o motivo da presença da aeronave na região. Em contato com a redação do JCNET/Sampi, algumas pessoas relataram que o avião estava voando há bastante tempo em uma mesma área.
Imagens de um aplicativo popular usado para rastrear voos em tempo real enviadas à reportagem revelam uma trajetória em "círculos", passando pela região central de Lençóis Paulista e Distrito de Alfredo Guedes, até as proximidades do limite com Areiópolis. A redação também recebeu imagens da aeronave voando em baixa altitude.
Questionada pela reportagem, em nota, a FAB, por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), informou que o Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) realizou um voo de inspeção periódica do equipamento Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (Papi) da cabeceira 07 e do Apapi da cabeceira 25 da pista do aeroporto de Lençóis Paulista.
"A inspeção periódica é um voo programado com a intenção de garantir que o equipamento continue operando dentro da segurança para todos os usuários, bem como indicar se o equipamento precisa de correções de manutenção caso necessário", explicou. O sistema visual auxilia pilotos durante a aproximação para o pouso.