
Parceria estratégica! A Confederação Brasileira de Basquete (CBB), o Bauru Basket e a Liga Nacional de Basquete unirão forças para a disputa da edição de 2025 da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB - sub-22).
O Dragão será representado no torneio por jovens prospectos da pré-Lista da Seleção Brasileira sub-17 como forma de preparação para o Sul-Americano da categoria, que deve ocorrer no final deste ano, na Colômbia.
"Trata-se de uma parceria estratégica para ampliarmos a preparação dos jovens que podem representar o Brasil no Sul-Americano sub-17, dando mais tempo de trabalho e também de observação para a comissão técnica. E mostra também um trabalho conjunto do ecossistema do basquete brasileiro em prol do crescimento da modalidade", disse o presidente da CBB, Marcelo Sousa.
"Atualmente, por uma questão de investimentos e reestruturação, desenvolvemos um trabalho de categorias de base que vai até o sub-15. Sendo assim, nos últimos anos, encontramos nas parcerias uma forma responsável de disputar a LDB", destacou Vanderlei Mazzuchini, gestor do Bauru Basket. "Será um prazer proporcionar essa oportunidade para os jogadores do sub-17. Além de ser uma competição fundamental na transição dos jovens para o basquete adulto, também vai oferecer ritmo, visibilidade e desafios importantes para os atletas que serão convocados. Ainda mais pensando no calendário de torneios internacionais", completou o dirigente.
A equipe será comandada pelo treinador Marcelo Bandiera (Regatas Campineiro), com André Germano (Monte Líbano) como auxiliar técnico.
DATAS E REGULAMENTO
Em sua 14º edição, a LDB terá a participação de 22 equipes, divididas em dois grupos de 11 (A e B). Após todos se enfrentarem dentro das divisões, os quatro primeiros de cada lado avançam para a disputa do título da Série Ouro. Assim como aconteceu no ano passado, o torneio terá ainda os campeões da Série Prata e Bronze.
Porém, vale ressaltar: a equipe do Bauru Basket/CBB não disputará as etapas finais da LDB. A decisão foi tomada considerando dois fatores: o possível conflito de datas com outras competições previstas no calendário e a possibilidade de os atletas convocados retornarem a seus clubes de origem caso esses avancem de fase.
O Dragão está no Grupo A, com sede no ginásio Antônio Prado Jr., em São Paulo. A primeira janela de partidas será entre os dias 26 de junho a 2º de julho. Segue o calendário de jogos:
26/06 - 13h30 - Bauru Basket/CBB x Botafogo
27/06 - 9h - IVV/CETAF x Bauru Basket/CBB
28/06 - 15h45 - Bauru Basket x Vasco/Tijuca
30/06 - 11h15 - Unifacisa x Bauru Basket/CBB
01/07 - 9h - Bauru Basket/CBB x Flamengo
02/07 - 11h15 - Basquete Cearense x Bauru Basket/CBB
A segunda janela de jogos será disputada entre os dias 29 de julho e 4 de agosto, com horários e confrontos a definir.