Temporais no RS fazem 2 mortos e 2 mil desabrigados; veja imagens

A cidade de Porto Alegre está em alerta para fortes chuvas na manhã desta quarta-feira (18). O mau tempo, que afeta grande parte do Rio Grande do Sul, causou danos em ao menos 33 municípios e deixou dois desaparecidos, segundo a Defesa Civil.
Leia mais: Rio Grande do Sul recebe alerta para risco de chuvas intensas
Capital gaúcha teve mais de 100 milímetros de chuva em 24 horas. Segundo o MetSul, esta é mais da metade da média esperada para o mês. Pelas projeções, ainda na tarde desta quarta-feira (18) a média de chuva histórica de junho (de 130 milímetros) deve ser batida.
Ruas alagadas afetam funcionamento de ônibus. Segundo a Empresa Pública de Transporte da cidade, quase 40 ruas estão com bloqueios parciais ou totais por causa dos alagamentos e ao menos 17 cruzamentos têm semáforos quebrados.
Trens também estão com circulação parcial. Um alagamento de via entre as estações São Pedro e Farrapos faz com que a movimentação dos veículos só funcione entre as estações Farrapos e Novo Hamburgo, explicou a Trensurb. O trajeto bloqueado para trens é feito com ônibus emergenciais, que vão da estação Farrapos até o centro da cidade.
Ainda não há interferência em aeroportos. Painel dos aeroportos do estado mostram que voos seguem normais nesta quarta-feira.
Municípios da Grande Porto Alegre também foram afetados. As cidades com maior quantidade de chuva entre as 6h desta terça-feira (17) e 6h desta quarta-feira (18) foram Sapucaia do Sul (135 mm); Canoas (116 mm) e Gravataí (111 mm).
Na área central do estado, um casal foi arrastado pela água e desapareceu. Eles atravessavam uma área alagada na cidade de Candelária, segundo a Defesa Civil. As identidades deles não foram divulgadas.
Há desalojados em quatro cidades. Segundo a Defesa Civil, Santa Maria, Encruzilhada do Sul, Cachoeira do Sul e Arvorezinha tiveram pessoas removidas das suas casas por causa da chuva. Em Novos Cabrais, a RSC 287 foi totalmente bloqueada por uma enxurrada e queda de uma árvore. Outro ponto da mesma rodovia, na cidade de Paraíso do Sul, também foi bloqueado por causa das chuvas.
Ápice do mau tempo está previsto para nesta quarta-feira (18), mas chuva continua nesta quinta-feira (19). Segundo o MetSul, a quinta-feira será de instabilidade, com chuva moderada a forte e, em alguns momentos, torrencial em um curto período. O tempo deve melhorar no sábado, quando o ar seco e frio empurra a área de baixa pressão que atinge a região.