INFRAESTRUTURA

Prefeitura manda empresa refazer obra na av. N. Sra. de Fátima

Por Guilherme Matos | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Guilherme Matos/JC
Instalação de canaletas levou cerca de 3 meses, segundo Pérola Zanotto
Instalação de canaletas levou cerca de 3 meses, segundo Pérola Zanotto

A avenida Nossa Senhora de Fátima, em Bauru, passará por mais uma série de interdições. De acordo com a prefeitura, a empresa responsável pela instalação de canaletas na via aplicou a capa asfáltica de maneira inadequada e, por isso, as estruturas precisarão ser refeitas. O Executivo, porém, ainda não informou quando as interdições começam e nem um prazo para resolução do problema.

Segundo Pérola Zanotto, titular da secretaria de Infraestrutura, a maioria das 19 canaletas precisará passar pela reforma. Técnicos da prefeitura identificaram que o asfalto aplicado sobre as estruturas se desagregou, provavelmente devido à temperatura incorreta no momento da aplicação.

"Como foi um trabalho manual e demorou muito mais que o esperado, o asfalto esfriou além do ponto ideal, o que comprometeu a aderência. Então, ele será retirado e recolocado", explicou Pérola.

Ela também afirma que o problema foi de responsabilidade da empresa e destaca que não haverá custos extras para o município. "Todo serviço contratado tem garantia de cinco anos", afirma.

"Se ela [a empresa] não proceder o reajuste corretamente, a gente pode penalizar. Mas primeiro a gente notifica e solicita o reparo. Acreditamos que a empresa ficará mais atenta. Nossa fiscalização ficará mais em cima para verificar principalmente essa temperatura de aplicação do concreto", complementa.

As novas interdições, segundo a secretária, serão pontuais e mais rápidas do que as realizadas anteriormente. Ainda assim, a prefeitura orienta que os comerciantes e motoristas respeitem as sinalizações e não retirem barreiras antes do tempo, como já ocorreu, prejudicando o trabalho.

A obra de revitalização da avenida foi orçada em cerca de R$ 2,8 milhões, com recursos próprios da prefeitura.

Desde que anunciou a revitalização da avenida Nossa Senhora de Fátima, o Executivo já interditou a via para o recape e instalação das canaletas. As interdições geraram revolta nos comerciantes que relataram redução da clientela e falta de consultas aos empresários por parte da prefeitura, conforme o JC noticiou em diversas ocasiões.

A instalação das canaletas, inclusive, foi celebrada nas redes sociais pela prefeita Suéllen Rosim (PSD) em publicação em março. No vídeo, a mandatária anunciou a etapa final das obras na avenida Nossa Senhora de Fátima. Ela explicou que o modelo de canaletas implantado suavizaria as passagens de veículo e lamenta, brevemente, a interrupção do fluxo.

Os fiscais da prefeitura já produziram um relatório e o encaminharam para a empresa proceder com os ajustes. Ainda não há prazo porque a secretaria aguarda o retorno da corporação.

Outros pontos de Bauru


Canaletas na Antônio Reis já foram corrigidas (Foto: Guilherme Matos/JC)

Além da avenida Nossa Senhora de Fátima, a Prefeitura de Bauru identificou falhas na execução de canaletas em outras regiões da cidade. Na rua Antônio dos Reis, bairro Alto Higienopólis, por exemplo, uma das estruturas recém-construídas apresentou desgaste precoce na capa asfáltica, exigindo correção.


O serviço, nesse caso, é realizado por uma empresa diferente. Contratada para atender a uma demanda antiga da cidade, a empresa é responsável por construir canaletas em diversos bairros onde havia pedidos represados há mais de uma década.

A canaleta da rua Antônio dos Reis foi uma das que já passaram por ajustes. Pérola confirma que não houve relatos significativos de falhas em outros locais além desse. 

Carros que passam pelas canaletas mal feitas sofrem choques fortes na suspensão (Fotos: Guilherme Matos/JC)
Carros que passam pelas canaletas mal feitas sofrem choques fortes na suspensão (Fotos: Guilherme Matos/JC)
Canaletas apresentaram desgaste precoce (Foto: Guilherme Matos/JC)
Canaletas apresentaram desgaste precoce (Foto: Guilherme Matos/JC)

Comentários

Comentários