REGIONAL

'A Hora do Conto em Todos os Cantos' chega a 14 cidades em 2025

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Leda Fernandes, atriz e diretora pedagógica
Leda Fernandes, atriz e diretora pedagógica

A magia da literatura ganha vida novamente em 2025 com o projeto 'A Hora do Conto em Todos os Cantos', que chega à sua 22ª edição. O tema central deste ano é a obra atemporal O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry — um clássico que fala sobre amizade, afeto, responsabilidade e a essência invisível das coisas, valores que dialogam diretamente com a formação de leitores sensíveis e críticos.

A estreia ocorreu nesta terça (10), na Emef Luiz Zillo, em Lençóis Paulista, e o projeto se estenderá por todo o segundo semestre. Ao todo, serão 96 contações de histórias, sendo 57 em Lençóis Paulista e outras 39 apresentações em 13 cidades do interior paulista: Agudos, Areiópolis, Barra Bonita, Bauru, Borebi, Botucatu, Dois Córregos, Macatuba, Pardinho, Pederneiras, Piratininga, Pratânia e São Manuel — cada uma delas com três sessões.

Realizado por Leda Fernandes e pelo Ministério da Cultura, o projeto conta com o patrocínio das empresas Lwart Soluções Ambientais e Zilor Energia e Alimentos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Nesta edição, a atriz e idealizadora do projeto, Leda Fernandes, destaca que O Pequeno Príncipe vai além de uma história encantadora: é uma obra sobre relações humanas.

O Pequeno Príncipe foi escrito em 1943 e segue atual por sua complexidade e sutileza ímpar. É o segundo livro mais vendido do mundo, só perde para a Bíblia. Além das contações de histórias, o projeto oferece seis oficinas formativas com o tema "Memória Narrativa - Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos", sendo cinco presenciais e uma online. Com duração de duas horas e vagas limitadas a 25 participantes, as oficinas são voltadas a educadores e interessados em práticas de contação. Segundo Leda Fernandes, o objetivo é resgatar o hábito de contar histórias a partir das próprias vivências. As oficinas também se inspiram em frases do próprio livro e buscam despertar reflexões sobre o essencial no processo educativo. A programação completa pode ser conferida em @ledafernandesteatropedagoga

Comentários

Comentários