
Uma moradora da zona oeste de São José dos Campos afirmou a OVALE que a família teve dois casos de diagnóstico médico equivocado na UPA Eugênio de Melo.
O mais recente ocorreu na semana passada, quando sua filha teve uma lesão ocular tratada como "simples irritação", mas que exigiu atendimento de emergência em outro hospital.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
No primeiro caso, a criança de 8 anos apresentava dor no olho, mas, de acordo com a mãe, a médica da UPA diagnosticou como "irritação por cílios" e receitou antialérgico e soro fisiológico.
"Minha filha saiu se contorcendo de dor. Quando levei à Vila Industrial, a médica mandou direto para o hospital - ela tinha o olho machucado por dentro", conta a mãe. O pior: o soro receitado poderia agravar a lesão, afirmou a mãe.
Este não foi o primeiro problema enfrentado pela família na unidade. Há três meses, a mesma criança teve pneumonia diagnosticada apenas após três consultas na UPA e mais de 2h30 de espera. "Na terceira vez, a médica saiu antes do fim do plantão para alimentar seu cachorro", relatou a mãe. A tia da menina também teve pneumonia não detectada após quatro visitas à UPA.
"Colocamos nossa saúde nas mãos desses profissionais, mas eles brincam com nossas vidas", desabafa a mãe. "Minha filha poderia ter ficado cega. Quem assumiria a responsabilidade?"
OVALE entrou em contato com a Secretaria de Saúde de São José dos Campos, que respondeu por meio de nota:
"A Prefeitura de São José dos Campos informa que o atendimento de urgência realizado na UPA Eugênio de Melo na data de 30/05/2025 não estava em desacordo com a conduta adequada. O tratamento inicial para irritação ocular é feito com hidratação e medicamento, para prevenção de complicações.
Caso haja dor ocular intensa, sinais de lesão, alteração visual, persistência ou qualquer piora dos sintomas após 72 horas, está indicado encaminhamento imediato para avaliação oftalmológica especializada.
Em relação à outra queixa de pneumonia diagnosticada após pelo menos 3 passagens pela mesma UPA, não é verídica, pois consta no sistema apenas uma passagem na data de 02/10/2024, onde a paciente foi atendida, examinada, realizou radiografia de tórax e foi diagnosticada com Síndrome Gripal, sendo medicada e orientada ao retorno se apresentasse sinais de alerta ou piora.
A Prefeitura reforça que a gerência das unidades de saúde e a ouvidoria da secretaria estão à disposição para atender os munícipes em casos de dúvidas ou problemas com o atendimento".