
"Enfim, a FOB completa mais um ano de existência, com um grande número de projetos em andamento, e que ainda estão por vir em um futuro imediato". Com a afirmação, a atual diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), Marília Afonso Rabelo Buzalaf se referiu à instituição, que neste sábado (17) completa 63 anos.
A data foi comemorada em solenidade realizada nesta sexta-feira (16), com a presença de alunos, professores e funcionários. Marília Buzalaf falou das conquistas da Faculdade obtidas nesse último ano. "Nós iniciamos a construção do Centro Cuidar, que é um centro para cuidado à saúde mental da comunidade do campus, que era um desejo antigo da nossa comunidade, e uma prioridade desde o início da nossa gestão. Essa obra deve ficar pronta até o final deste ano". O prédio em construção tem 217,31 metros quadrados.
Segundo a diretora, estão na fase final de construção, os laboratórios de pesquisa do Curso de Fonoaudiologia, num prédio com 927,27m2, que vai acomodar toda a infraestrutura de pesquisa do curso, e deve ser entregue no mês de agosto.
Um projeto de destaque no campus universitário, é a conclusão dos procedimentos para a licitação do projeto executivo da reforma do Centro Integrado de Pesquisa (CIP 1), que deve abrigar também um novo biobanco do campus, também uma demanda antiga da comunidade universitária, que está sendo implementado em conjunto com a Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU), o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) e o Hospital das Clínicas de Bauru (HC Bauru). O biobanco é uma instalação especializada para armazenar e gerenciar amostras biológicas e dados de saúde de forma organizada e segura. Serve como um depósito de materiais biológicos, como sangue, tecidos e fluidos, assim como também de imagens, juntamente com informações clínicas detalhadas sobre os doadores.
Está prevista para o final de agosto, a implementação de uma sala de simulação de 85,40 metros quadrados, com a aquisição de 5 simuladores odontológicos de última geração, que foram desenvolvidos junto à empresa ACTA sediada na Holanda, para simular diversos procedimentos odontológicos, que agora poderão ser realizados pelos alunos utilizando realidade virtual, o que representa um aprimoramento do curso de Odontologia da FOB-USP.
A ACTA é um centro de excelência em odontologia, dedicado à pesquisa, educação e atendimento ao paciente na área, envolvendo as faculdades de odontologia das universidades de Amsterdã, na Holanda.
Buzalaf acrescenta que, recentemente foi feita a reforma do Teatro Universitário da FOB-USP, que ficou moderno e funcional e a diretora ressalta. Ele atende toda à comunidade do campus. Carlos Ferreira dos Santos é o vice-diretor da FOB, e fez questão de registrar a sua mensagem de aniversário. "Esse é um marco histórico não só para Bauru, mas para o Estado de São Paulo e também para o Brasil. É muito importante lembrarmos daqueles que nos antecederam, tanto docentes, servidores técnicos- administrativos, estudantes em todos os níveis, pesquisadores, dirigentes, mas acima de tudo os pacientes e as suas famílias, que confiaram em nós os seus tratamentos. Sem a confiança da população, que vem ser atendida gratuitamente nas clínicas da FOB, nada do sucesso que hoje vemos seria possível. E é muito importante lembrarmos também de toda a pujança não só do curso de odontologia, mas também do curso de fonoaudiologia, que teve suas atividades iniciadas em 1990. E finalmente, podemos lembrar que por sete anos a FOB abrigou o curso de medicina, que agora tem a sua vida independente com a criação da nova unidade, a Faculdade de Medicina de Bauru". A FOB integra o Campus da USP de Bauru com a Prefeitura do Campus USP de Bauru, a Faculdade de Medicina de Bauru e o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, além do Hospital das Clínicas de Bauru, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, sob a gestão da Organização Social de Saúde Faepa.