EM BAURU

Apenas no Centro, 2.500 mil postes passam por faxina de fios

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Poste de iluminação com emaranhado de fios..02/03/2016
Poste de iluminação com emaranhado de fios..02/03/2016

A chamada faxina de fios, iniciada na última segunda-feira (5), em Bauru, contemplará 2.500 postes da região central da cidade, informa a CPFL Paulista. A concessionária, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) e a Prefeitura de Bauru estabeleceram um cronograma para retirar cabos soltos, clandestinos ou em situação de risco no município que, na primeira etapa, levará cerca de 90 dias.

O objetivo da operação é evitar transtornos para a população e reduzir riscos, como acidentes com fios soltos ou caídos, além de prevenir danos à rede elétrica, conforme o JC divulgou. Os resultados servirão como base para expandir o plano a outros bairros da cidade. Só em 2024, a distribuidora removeu mais de 5 toneladas de cabos de postes no município.


Região onde a operação é realizada abrange
todo o Centro (Foto: Divulgação)

De acordo com a legislação brasileira, as distribuidoras de energia são responsáveis por monitorar o uso adequado dos postes pelas operadoras de telecomunicações e notificar as empresas em caso de irregularidades. No ano passado, a CPFL Paulista emitiu mais de 13 mil notificações a operadoras em Bauru, solicitando o cumprimento das normas de compartilhamento de infraestrutura.


Segundo Carlos Eduardo Camargo, consultor de relacionamento da CPFL Paulista, mesmo sem notificações, as operadoras têm a obrigação de manter seus cabos organizados e dentro dos padrões técnicos.

"Quando a CPFL detecta riscos à segurança das pessoas ou à rede elétrica, realiza operações como essa em Bauru, que contribuem diretamente para reduzir riscos de acidentes e melhorar a estética urbana, reforçando o compromisso da distribuidora com a sustentabilidade, a segurança e a qualidade de vida da população", afirma o consultor.

Ele reitera que o trabalho reforça o compromisso da empresa com a segurança. "Nossa atuação vai além da fiscalização, estamos trabalhando ativamente para criar um ambiente seguro e organizado para todos", afirma.

Além das ações de fiscalização, a CPFL Paulista mantém um serviço emergencial para atender casos críticos reportados pela população. "Sempre que alguém identificar cabos rompidos ou caídos no chão, pode acionar nosso serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita). Equipes são enviadas prontamente para eliminar o risco", orienta Camargo.

Comentários

Comentários