O Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê (GFI-Tietê) realiza, nesta terça-feira (6), às 14h, uma reunião com representantes de 67 prefeituras das bacias do Rio Tietê/Batalha e Rio Tietê/Jacaré. O encontro será no navio NM Homero Krähenbühl, com saída da alameda da Orla, nº 37, Centro de Barra Bonita (68 quilômetros de Bauru), e tem como objetivo promover o diálogo regional e fortalecer a atuação conjunta na proteção dos recursos hídricos.
Na ocasião, será apresentado o plano de ação para intensificação das fiscalizações em mananciais, com foco na redução da proliferação de algas e macrófitas no rio Tietê - fenômeno agravado pelo aumento das temperaturas médias no estado desde 2024. A reunião contará com a presença do subsecretário de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Cristiano Kenji, e representantes da SP Águas, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e Comitês de Bacias Hidrográficas.
Balanço
O GFI-Tietê foi criado em 25 de março, durante reunião do Fórum de Integração das Ações de Recuperação do Rio Tietê (Fiar-Tietê), instância de governança do Programa IntegraTietê. Desde o início das atividades, o grupo já percorreu mais de 3.844 km de trechos estratégicos do rio e fiscalizou aproximadamente 245 mil hectares de áreas críticas para os ecossistemas locais.