Botucatu - Uma operação conduzida por policiais civis de Carapicuíba, na região Metropolitana de São Paulo, resultou, na manhã deste domingo (4), na apreensão de 1,5 tonelada de maconha escondida em uma carga de copos descartáveis durante a abordagem a um caminhão na rodovia Professor João Hipólito Martins (SP-209), a Castelinho, em Botucatu (100 quilômetros de Bauru). O motorista foi preso em flagrante por tráfico.
Segundo o boletim de ocorrência (BO), durante investigação relacionada ao comércio de entorpecentes, a equipe do 1.º Distrito Policial (DP) de Carapicuíba recebeu a informação de que o caminhão baú abordado em Botucatu, vinculado a uma empresa de Osasco, transportaria drogas do Paraná até São Paulo neste fim de semana.
Após campana, o veículo foi avistado pelos policiais civis próximo ao município de Nantes e passou a ser acompanhado. A intenção, de acordo com a polícia, era flagrar a entrega da carga ilegal e deter todos os envolvidos. Porém, o caminhão saiu da rodovia Castelo Branco (SP-280), acessou a Castelinho e parou no acostamento.
Com medo de que o motorista fugisse, já que este não seria o local apontado pelas investigações para o encontro com o destinatário, a equipe decidiu abordá-lo e, na carroceria do veículo, encontrou 2.290 tijolos de maconha, no total de 1,5 tonelada, escondidos em meio a corpos descartáveis, com nota fiscal no valor de R$ 18,9 mil.
O motorista, de 37 anos, alegou desconhecer a existência da droga, mas foi autuado em flagrante e teve a prisão preventiva solicitada à Justiça. Ele foi encaminhado à Cadeia Pública de Itatinga, onde aguardará a audiência de custódia. O celular do suspeito foi apreendido para fins de investigação. O delegado plantonista solicitou autorização judicial para a incineração do entorpecente em caráter de urgência.