FIM DA NOVELA

Parceria viabiliza retomada da restauração do Centro Ferroviário

Por Wesley Pedrosa | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Prefeitura de Araçatuba
Prefeitura de Araçatuba firma parceria com Instituto Pedra para retomar revitalização de prédio histórico
Prefeitura de Araçatuba firma parceria com Instituto Pedra para retomar revitalização de prédio histórico

A Prefeitura de Araçatuba firmou um acordo com o Instituto Pedra para retomar as obras de revitalização do Centro Cultural Ferroviário, um dos principais patrimônios históricos da cidade. O diferencial desta etapa é que os recursos virão exclusivamente da iniciativa privada, por meio de leis de incentivo fiscal, sem utilizar dinheiro público.

O Instituto Pedra, entidade sem fins lucrativos com atuação na preservação do patrimônio cultural, será o responsável pela captação dos recursos e pela condução dos trabalhos. A parceria, oficializada em publicação no Diário Oficial do Município de 18 de abril, também prevê o desenvolvimento de ações educativas, culturais e de comunicação voltadas à valorização do espaço e da história ferroviária de Araçatuba.

A restauração seguirá um projeto arquitetônico desenvolvido pelo Instituto Pedra em 2021 e será executada em três fases: recuperação estrutural do imóvel, implantação de atividades culturais e de lazer no prédio e na praça anexa, e construção de um teatro dentro do complexo.

No momento, o trabalho se concentra no levantamento de dados técnicos e documentações legais para a aprovação do projeto junto aos mecanismos de financiamento por renúncia fiscal. O Instituto reforça a importância da participação das empresas locais para garantir o sucesso da proposta.

Fechado desde 2009 por problemas estruturais, o prédio – que é tombado pelo Condephaat – chegou a ter uma reforma iniciada com recursos municipais em 2023. A empresa contratada, porém, desistiu da obra após concluir cerca de 67% do previsto. A Prefeitura optou por não aceitar a rescisão amigável e instaurou um processo de penalização contratual, ainda em andamento.

Comentários

Comentários