TRÂNSITO

Araçatuba reduz acidentes de trânsito em quase 30% em março

Por Guilherme Renan | Especial para a Folha da Região
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Número de mortes também cai na comparação com o mesmo mês de 2024; queda nos acidentes com motociclistas impulsiona saldo positivo
Número de mortes também cai na comparação com o mesmo mês de 2024; queda nos acidentes com motociclistas impulsiona saldo positivo

A região de Araçatuba registrou uma queda expressiva no número de sinistros de trânsito com vítimas em março deste ano. Segundo dados do Infosiga, plataforma de estatísticas viárias gerenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), houve uma redução de 29% nos acidentes em relação ao mesmo mês do ano passado: foram 204 ocorrências contra 288 em março de 2024.

O número de mortes no trânsito também diminuiu. Foram doze óbitos registrados em março deste ano, contra quatorze no mesmo período de 2024, uma redução de 14%. No acumulado do ano, a retração no total de acidentes na região já chega a 37%, colocando Araçatuba entre as áreas com melhor desempenho entre as vinte superintendências do Detran-SP no estado.

O principal fator para a melhora dos índices foi a queda nos acidentes fatais envolvendo motociclistas. As mortes nesta categoria diminuíram 57% em março, passando de sete para três óbitos.

Cenário estadual

O balanço do Infosiga reflete o comportamento do trânsito em todo o estado de São Paulo e aponta tendência de redução também em outros modais. Em março, houve queda nos óbitos envolvendo bicicletas (-20,9%), pedestres (-14,2%) e automóveis (-1,8%) em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Para intensificar a segurança viária, o Detran-SP ampliou suas ações de fiscalização e conscientização. No primeiro trimestre de 2025, 125 mil pessoas foram diretamente impactadas por campanhas educativas em mais de cem municípios paulistas. Em comparação ao mesmo período de 2024, houve um aumento de 52,5% nas operações de combate à alcoolemia, com 132.634 condutores abordados.

Visão de futuro

O trabalho de redução de sinistros integra a estratégia do Governo de São Paulo com a implementação do Sistema Estadual de Trânsito (Sistran-SP), baseado na filosofia da "Visão Zero" — princípio de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.

Atualmente, o Detran-SP, maior órgão executivo de trânsito do Brasil, gerencia 28% da frota nacional, com mais de 35 milhões de veículos e 25 milhões de motoristas habilitados no estado. O órgão segue promovendo a transformação digital para facilitar o acesso dos cidadãos aos seus serviços, com 76 dos 109 serviços já totalmente digitalizados.

Comentários

Comentários