CUIDADOS

Babosa: 'Planta dos mil usos'

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min

Aloe vera, ou babosa, como também é popularmente conhecida no Brasil, é uma das plantas medicinais mais usadas na medicina tradicional por suas propriedades terapêuticas. Conhecida como a "planta dos mil usos", ela auxilia na cicatrização de feridas, regula o metabolismo e oferece uma série de benefícios para a pele e o organismo. As informações são do jornal El Tiempo.

Suas folhas, especialmente as de plantas maduras com mais de três anos, são um reservatório de nutrientes essenciais: aminoácidos, vitaminas (A, C, D e do complexo B), minerais (como magnésio, manganês, cálcio, ferro e zinco) e enzimas que potencializam sua ação curativa.

No interior das folhas, a babosa abriga duas substâncias-chave para a saúde: o gel transparente, que ajuda a conservar e cicatrizar a pele, e o látex amarelo, conhecido como acíbar, que auxilia no alívio da constipação ocasional.

Regulação da glicose

Além disso, suas folhas contêm sete dos nove aminoácidos essenciais para o nosso organismo, incluindo fenilalanina, leucina, lisina, metionina, isoleucina, treonina e valina.

Entre os diversos benefícios da babosa, destaca-se a regulação dos níveis de glicose, pois potencializa a atividade hipoglicemiante e hipolipemiante do sistema endócrino. Além disso, a planta é uma grande aliada no combate à constipação, atuando como um laxante natural.

Proteção para a pele

Seus efeitos antioxidantes e hidratantes também são amplamente reconhecidos. A babosa restaura e protege a pele dos danos causados pelo sol, funcionando como um fotoprotetor natural. Além disso, possui ação antienvelhecimento, pois hidrata e anestesia os tecidos cutâneos, estimula a produção de colágeno e favorece a regeneração das fibras de elastina.

A babosa, uma planta milenar com propriedades terapêuticas variadas, pode ser facilmente incorporada à dieta para promover o bem-estar. Sua versatilidade permite seu consumo em infusões, vitaminas e até saladas.

Comentários

Comentários