OPINIÃO

O 'Justiceiro'

Por Paulo Panossian |
| Tempo de leitura: 1 min

Neste elenco sem freios de práticas de horrores de Donald Trump, como presidente dos EUA, mais parece um justiceiro fora da lei que deseja impor suas esquizofrênicas vontades.

E agora ameaça retirar isenção fiscal de Universidade de Harvard, depois que suspendeu verbas federais de US$ 2,2 bilhões (R$ 13 bilhões) só porque essa universidade das mais respeitadas no mundo não aceitou determinação de Trump, que mudasse seus processos de contratação, de admissão de alunos e currículo.

Esse justiceiro de ideias retrógradas, após também ter abolido verbas importantes que há décadas ajudavam países pelo mundo na maioria pobres (incluindo o Brasil) para implementar programas de saúde, desenvolver a ciência etc.

Trump aplica absurdas tarifas sobre produtos exportados pelos históricos principais parceiros comerciais aos EUA. Que, do governo chinês, como revide de tarifas, tomou um "chega pra lá" que deixou Trump atordoado.

Mesmo porque, soberbo, insensato e perverso que é, acha que todos os países devem se curvar as suas ordens... Mas não demorou muito para que esse 'justiceiro' da Casa Branca voltasse atrás, dando uma trégua de 90 dias, em muitas das decisões (menos com a China).

Porém, o estrago já estava feito e pode piorar. E, em razão destas medidas estúpidas se as bolsas pelo mundo caíram, nos EUA o prejuízo das empresas listadas nas bolsas e de seus acionistas ruíram. Onde essa maluquice de Trump vai parar ninguém sabe.

E para enfrentar esse Trump vingativo de péssima formação institucional, será necessário que Congresso e a Corte americana encontrem soluções que evitem mais prejuízo na imagem e economia da terra de Tio Sam, que pelo jeito será catastrófica...

Comentários

Comentários