A Comissão de Segurança Pública do Senado Federal aprovou projeto de Lei do senador Flávio Bolsonaro que autoriza porte de arma de fogo aos advogados para defesa pessoal.Logo irá para a votação em plenário.
O presidente da OAB nacional, o Beto Simonetti, faz questão de afirmar que a entidade nunca foi a favor da proliferação de armas no País. Mas entende que o Projeto é justo ao equiparar os advogados aos juízes e promotores que já possuem essa prerrogativa de andarem armados.
É verdade, a OAB nacional e suas seccionais estaduais sempre se posicionaram contra o aumento das vendas de armas.
E em 2023 o Conselho Federal da OAB defendeu a volta da campanha do desarmamento e cogitou a realização de um novo referendo.
Entendemos sim que os advogados devem ter os mesmos direitos dos juízes e promotores. Mas a partir do momento que o desarmamento é uma das bandeiras históricas da OAB, o apoio ao projeto pode soar aquela velha filosofia popular do 'faça o que digo, mas não faça o que faço'.
Quanto ao armamento da sociedade, os números demonstram dados interessantes. Segundo levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz e confirmado pelo Exército Brasileiro, foram 6 mil as armas desviadas dos CACs (colecionadores de armas de fogo, tiro desportivo e caça) entre 2018 a 2023.
E de 3.873 armas apreendidas pela Polícia no Estado de São Paulo entre 2015 e 2018 constavam no sistema do Exército como sendo de CACs, cita relatório do Tribunal de Contas da União. E, pior, apenas 86 deles tiveram o roubo, o furto ou extravio notificados.
Percebe-se que o armamento desenfreado está favorecendo mais a criminalidade do que resolvendo os problemas da Segurança Pública.
E a OAB vai ter que conviver com o dilema de tentar se equilibrar entre o corporativismo e suas bandeiras históricas.
PS - Só uma desclassificação para a Copa do Mundo faria um limpa na CBF e moralizaria o futebol brasileiro. Mas isto dificilmente vai acontecer!
Mesmo porque se o Brasil não ir pelos pontos com certeza seria convidado tal como ocorreu com a Itália em 1982 e que acabou sendo a campeã do mundo.
E com um tal de Paolo Rossi que saiu da cadeia para mandar a Seleção Canarinho de volta pro ninho sem a taça na mão, dado aos que a ela se achegam".