BAURU

Alunos de licenciatura da Unesp recebem bolsa de extensão

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Guilherme Matos
Fachada da Unesp, Portaria 1 do câmpus da Vargem Limpa
Fachada da Unesp, Portaria 1 do câmpus da Vargem Limpa

A Unesp concedeu 130 bolsas de extensão para alunos de licenciatura atuarem no ensino médio em escolas públicas do interior paulista. A iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), realizada em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), busca valorizar a formação de futuros docentes e incentivar sua permanência na Universidade.

Com duração de dois anos, a ação levará os licenciandos para nove cidades em que a Unesp está presente: Araraquara, Assis, Bauru, Franca, Ilha Solteira, Rio Claro, Marília, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

Os licenciandos iniciaram suas atividades em março, com uma bolsa mensal de R$ 2.100. Durante o período da parceria, eles irão atuar nas aulas de artes, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua portuguesa, matemática, química e sociologia.

Além disso, também auxiliarão na rotina escolar, apoiarão professores em sala de aula e farão uma avaliação do ambiente educacional, considerando materiais didáticos, plano político-pedagógico, gestão escolar e relações interpessoais.

De acordo com o professor Mário Hissamitsu Tarumoto, assessor da Prograd, a iniciativa busca enriquecer o percurso formativo dos licenciandos e incentivar a permanência na Universidade, por meio da aplicação nas escolas dos seus conhecimentos teóricos, além da concessão de uma bolsa mensal.

Como parte do processo de aprendizagem dentro das escolas, os estudantes serão acompanhados por dois professores: o orientador e o mentor.

Ambos os professores trabalharão em conjunto para auxiliar os licenciados nesse processo, que terá uma carga horária semanal de 30 horas, sendo 25 horas de atuação direta na escola e 5 horas de orientação com o docente da Unesp.

Comentários

Comentários